Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 1 de março de 2012

Chávez sofre hemorragia, já controlada, dizem jornalistas

Problema teria sido causado pelo dreno, segundo
Nelson Bocaranda
Com agências internacionais


Mais cedo presidente disse no Twitter que estava se recuperando bem: pouca informação aumenta mistério sobre doença de venezuelano

Reuters

HAVANA — Apesar da avaliação otimista oficial do procedimento realizado na última segunda-feira em Cuba, jornalistas sugerem nesta quinta-feira um quadro bastante complicado para o presidente Hugo Chávez. O venezuelano teria sofrido uma hemorragia na última noite. Por telefone e Twitter, Chávez diz estar se recuperando bem.

Em seus blogs, o colunista do GLOBO Merval Pereira e o blogueiro venezuelano Nelson Bocaranda revelaram uma suposta hemorragia interna de Chávez. Segundo Merval Pereira, o presidente não pôde ser operado por problemas de saúde, mas Bocaranda conta um outro desfecho. De acordo com o jornalista do “El Universal”, a lesão, causada por um dreno, foi estancada e não foi necessária uma cirurgia.

Pouco depois do anúncio da suposta hemorragia, Chávez falou por telefone em uma rádio estatal e disse estar “feliz e maravilhado”, comentou um programa social do governo de Caracas e afirmou que já estava andando e que comeu iogurte pela manhã. Mais cedo o presidente rompeu o silêncio ao postar em sua conta que já estava se recuperando.

"Envio a vocês todo o meu amor supremo. Nós viveremos e nos recuperaremos", escreveu entusiasmado o líder socialista de 57 anos na rede social, "Aqui vou eu, planando como o condor".
Esteroides teriam piorado saúde do presidente, dizem fontes

Exames realizados no hospital Cimeq, o mais renomado de Havana, mostraram que os esteroides usados pelo presidente da Venezuela para melhorar sua aparência durante o tratamento de câncer e voltar a fazer aparições públicas pioraram seu quadro de saúde, revelou na quarta-feira Bocaranda, em sua página na internet.

Segundo Bocaranda, na avaliação de um médico brasileiro que faz parte da equipe responsável pelo acompanhamento do caso do presidente, o uso deste recurso foi contraproducente.

De acordo com o blogueiro, essa é também a análise de outros oncologistas do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que atribuem ao abuso desse elemento o rápido avanço do tumor encontrado.

E, com base nessa interpretação, o presidente não poderá, ao menos por enquanto, fazer uso de esteroides para melhorar o semblante em eventos públicos.

Bocaranda relata que Chávez teria sido submetido a duas cirurgias, a primeira seria uma intervenção cirúrgica para aprimorar o diagnóstico, e a segunda, de extração da lesão, realizada na manhã de terça-feira. Ele afirma ainda que foram feitas várias biópsias de diferentes órgãos. O jornalista conta que, com o resultado dos exames, a equipe médica verificará se será necessário retomar as sessões de quimioterapia a partir de abril. Essa opção representaria uma real preocupação para o comando de campanha do candidato à reeleição, pois os efeitos do coquetel químico ficariam bastante evidentes.

Especialistas afirmam que enfrentar o câncer pela segunda vez pode, de um lado, despertar uma onda de solidariedade em relação ao presidente, mas, de outro lado, caso pareça enfraquecido pelo tratamento, pode torná-lo vulnerável a dúvidas sobre sua capacidade de governar em um novo mandato de seis anos.
01/03/12

0 comentários: