Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Visita de Olívio Dutra abre polêmica no Uruguai



O VIZINHO NAS URNAS
Visita de Olívio Dutra abre polêmica no Uruguai

LÉO GERCHMANN
Zero Hora

A campanha presidencial no Uruguai se encerrava sem maiores sobressaltos na noite quente de terça-feira, até que, em um clube de Montevidéu, o candidato do Partido Nacional (Blanco, centro-direita), Luis Alberto Lacalle, pegou o microfone, tirou lentamente um bilhete do bolso e passou a perfilar denúncias de “intromissão em assuntos internos da República”. E um dos seus alvos foi o ex-governador gaúcho Olívio Dutra (1999-2002), do PT.

– O Olívio Dutra disse que apoia a candidatura de José Mujica (da esquerdista Frente Ampla). Disse que terá com ele interação política, cultural, de turismo e educação – reclamou.

E, com o tom da voz elevado em um nítido desabafo, acrescentou outros nomes a seus lamentos: o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, com seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner.

Mas a virulência de Lacalle, cujo discurso era acompanhado da expressão indignada, centrou fogo em Olívio, que, segundo ele, representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, nessa condição, esteve segunda-feira, “o dia inteiro”, com Mujica, em Montevidéu.

E Olívio, presidente estadual do PT em fim de mandato, o que conta?

– Fui convidado pela Frente Ampla e pelo “Pepe” Mujica, com quem tenho uma relação forte, que me honra, desde meus tempos de sindicalista. Fui a jornais, rádios e TVs. Evidentemente, trocamos ideias.

Representando o presidente Lula?

– Informalmente, sim. Sou fundador do PT, ex-governador, ex-prefeito de Porto Alegre. Naturalmente, nunca falo só por mim.

O presidente sabia da sua ida?

– Evidentemente que sim.

O roteiro: Olívio chegou a Montevidéu na manhã de segunda-feira e voltou para Porto Alegre ao meio-dia de terça.

Entregou a Mujica uma mensagem de apoio enviada por Lula e falou do quanto “torce” pelo “amigo Pepe”.

Foram dois encontros com o candidato, um ex-guerrilheiro tupamaro que lidera as pesquisas para o segundo turno, no domingo.

Passaram juntos mais de uma hora, com demonstrações mútuas de afeto.

Em determinado momento, Olívio contou que Lula “está seguro” da vitória de Mujica e acredita ser possível uma relação “mais produtiva e rica” com ele do que com Lacalle.



Comentário
A moda agora é a intromissão do Brasil em outros países.
Maria Lucia Victor Barbosa

0 comentários: