Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A TRAGÉDIA SOCIOPOLÍTICA CRIMINOSA NA ILHA DE CUBA


POR RIVADAVIA ROSA


 SÓCRATES dizia há séculos que a ignorância é a raiz de todos os males (“Só há um bem, que é a sabedoria, e um mal, que é a ignorância.”) e GOETHE (Johann Wolfgang Von GOETHE) completa: “Nada é mais terrível do que uma ignorância ativa”; SANTO AGOSTINHO é lapidar:
Errare humanum est, perseverare autem diabolicum  -  errar é humano, perseverar, diabólico -  errar es humano, perseverar en el error es diabólico.

GERHARD ERICH BOEHME, costuma citar e reitero a expressão:
"Quando alguém mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando alguém trapaceia, está roubando o direito à justiça". (Khaled Hosseini in The Kite Runner - O caçador de pipas. Tradução de Maria Helena Rouanet. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2005).

Devemos dentro do espírito democrático - respeitar todas as idéias - menos ideologias totalitárias neo-regressivas fracassadas no século passado justamente por que tentaram 'moldar a natureza humana', que mesmo sendo biologicamente impossível, foi experimentada pela barbárie do messianismo socialista fanático, cujo DNA  mantém sua natureza perversa, embora metamorfoseado de 'defensor dos direitos humanos, do igualitarismo dos pobres, da democracia, enfim do paraíso terrestre'.

Porém é de se perguntar quem em sã consciência pode ser a favor de um governo que funciona com a ajuda dos campos de concentração, polícia política, da censura política, do partido único - visando a dominação da sociedade e a humilhação total do homem?
Assim segue uma BREVE EXPLICAÇÃO DA BARBÁRIE, ou melhor, na reconfiguração da linguagem esquerdista panglossiana – do paraíso comunista cujo líder é um ‘mito vivente’:
TOTALITÁRISMO COMUNISTA - Concentração de todo o poder num único partido, mesmo que nominalmente existam outros, e na pequena oligarquia que dirige esse partido, em nome das leis da História, sob o comando do secretário-geral.
O SISTEMA POLÍTICO DO COMUNISMO CUBANO É UNIPARTIDÁRIO, cuja estrutura política pode ser assim resumida:
- CUBA é uma república socialista onde a única força política é o Partido Comunista de Cuba (PCC);
- Um referendum de 2002 – declarou IRREVOGÁVEL o socialismo (ele é portador da VERDADE ABSOLUTA);
- O PCC foi fundado em 1965 – mediante a fusão de vários partidos e facções revolucionários sob a liderança de Fidel Castro;
- Até sua renúncia – Fidel Castro ocupava os três principais postos da ilha – ‘jefe de Estado ‘(presidente del Consejo de Estado), ‘jefe del Gobierno’ (presidente del Consejo de Ministros) e ‘primer secreatario do PCC’;  Fidel Castro mantém ainda o cargo de ‘jefatura del Partido’; e ele repetia à exaustão que não era apegado ao poder.
- A ‘Asamblea Nacional ‘– o Parlamento cubano tem 614 deputados eleito com mandato de cinco anos; a metade deles é oriunda das ‘asambleas municipales y provinciales’;
- Os delegados não precisam ser membros do PCC, porém a maioria o é;
- Em sua sessão de instalação – a Asamblea Nacional aprovou uma lista única de 31 candidatos a igual número de postos no ‘Consejo de Estado’, o executivo encabeçado por um ‘presidente, um primer vicepresidente e outros cinco vicepresidentes’; o cabeça ‘eleito’ é o general-irmão-democida RAÚL CASTRO.
- A sociedade cubana está estrutura em ‘organiciones de masas’ de trabalhadores, estudantes, mulheres e camponeses;
- Os principais são os ‘Comités de Defensa de la Revolución, células de bairrros que funcionam como correia de transmissão entre o Governo e as bases e tem a missão de defender o país dos ‘contra-revolucionários; assim preendem seus concidadãos por simples dissidências (crimes de consciência) e os premiam com o gulag cubano, como foi feito com a blogueira YONE SÁNCHEZ, do blog Generación Y.
Os Comitês de Defesa da Revolução (los Comités de Defensa de la Revolución)   - criados em 1960, repito 1960 – é um sistema de ‘vigilância coletiva’, nas palavras do próprio Fidel Castro, mas que segundo um dos biógrafos do ditador – o escritor alemão VOLKER SKIERKA reduziu ao absurdo qualquer princípio libertador da revolução. Com um ‘comitê’ em cada quarteirão – a delação passou a ter a força de lei e o medo se impôs como uma forma natural das relações humanas, a paranóia coletiva se estendeu como uma mancha vermelha desde a base da pirâmide social; também criou a sugestiva Unidades Militares de Ajuda à Produção (Unidades Militares de Ayuda a la Producción - UMAP)    granja agrícola onde foram recolhidos os homossexuais e outros ‘indesejáveis para serem ‘reeducados’. As UMAP foram desmanteladas três anos após, por força de uma denúncia formulada junto à ONU, porém a discriminação não cessou; o regime pensava que a homossexualidade era uma patologia social (como foi expresso no Primer Congresso de Educación y Cultura, em 1971) - e continuou marginalizando todos aqueles que eram considerados ‘desviados’, a exemplo de VIRGILIO PIÑERA, um dos grandes poetas da época que foi condenado ao ostracismo por sua homossexualidade.
Fora de Cuba os esquerdizóides defendem ardorosamente até o casamento entre homossexuais...
- Os delegados reelegeram o presidente do Parlamento – Ricardo Alarcón, assim como o vicepresidente desse organismo;
- Mantiveram-se os principais cargos em mãos dos dirigentes históricos e Raúl Castro, irmão de Fidel Castro, assumiu a presidência ‘del Consejo de Estado’, órgão máximo do poder.
PORÉM NO DISCURSO de investidura de RAÚL CASTRO como novo presidente – deixa claro onde permanece o poder:
"Asumo la responsabilidad que se me encomienda con la convicción de que el comandante en jefe es uno solo'', dijo el mandatario en alusión a su hermano mayor ante cientos de diputados de la Asamblea Nacional, como se denomina oficialmente al Legislativo cubano.”

ALÉM DO MAIS – há cinco generais em atividade noPolitburó del Partido Comunista’, constituído de 21 membros, incluídos os que encabeçam os importantes ministérios do interior e do açúcar e Las Fuerzas Armadas Revolucionarias que são uma das instituições mais fortes da ilha.
DADOS ESTATÍSTICOS: Cuba tem 99,8% de alfabetizados entre adultos, um por cento a mais que TRINIDAD Y TOBAGO; uma taxa de mortalidade infantil de 6%/1000 nascidos vivos, um pouco mais baixa que a do Chile, segundo Informe de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. Isso converte Cuba no país com a melhor taxa de alfabetização de adultos e a menor mortalidade infantil da região.
ENTRETANTO – segundo o Anuário Estatístico da ONU de 1957 – Cuba estava entre os quatro países latino americanos com maior número de alfabetizados e com maior porcentagem de consumo calórico nesse ano, assim como índice mais baixo de mortalidade infantil da America Latina.
A RENDA PER CAPTA – segundo o Informe de Desenvolvimento Humano da ONU – fonte favorita do regime cubano – é de $6000 anuais, ainda que a cifra esteja acompanhada de um asterisco (indicando que ‘estamos procurando gerar um cálculo mais preciso’).
Cuba se nega calcular sua renda per capta – segundo as normas internacionais. O mesmo ocorre com o índice de pobreza. “As cifras do governo cubano não tem credibilidade, o que faz que todo mundo tenha que usá-la com um asterisco ou não usá-las em absoluto”, diz CARMELO MESA LAGO, professor de Economia da Universidade de Pittsburgh.
O SALÁRIO MÉDIO dos cubanos é ao redor de $20 mensais, segundo tem reconhecido os meios oficiais, o que daria uma renda média de $240 anuais. Caso não se aceite a duvidosa cifra oficial cubana de renda per capta de $6000 anuais – que supostamente leva em conta os subsídios estatais – Cuba ocupa o posto número 21 na América Latina, muito abaixo de países como a Argentina, e inclusive a República Dominicana, Suriname e Belize, segundo o Informe da ONU.
Em 1959 – Cuba ocupava o primeiro lugar latino americano em percentagem de famílias com televisores, hoje só 70% das famílias cubanas tem televisor, comparado com 83% de El Salvador ou 76% da República Dominicana, segundo os indicadores Mundiais de Desenvolvimento Humano de 2008 do Banco Mundial.
SOMENTE 9% dos cubanos têm acesso a telefone de linha fixa e apenas 1% a internet, segundo o Banco Mundial. Recentemente tiveram permissão para adquirir telefones celulares e freqüentarem hotéis da ilha, como uma benesse do regime ...
A ILHA é como um enorme jardim de infância, onde todos têm garantido a subsistência mínima, porém o Estado decide tudo, e descobriu recentemente que é preciso trabalhar para garantir a sobrevivência e já pensa em acabar com as ‘bolsas-fomes’ cubanas. A culpa obviamente é dos outros.
A desesperança reina na ilha e é possivelmente um dos fatores que incidem no alto índice de suicídio: 24,8/100.000 pessoas – um dos mais altos das Américas, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Além do sofrimento humano – em Cuba 10% da população fugiu para o exílio; centenas famílias ficaram separadas por décadas sem poder se ver. Milhares foram mortos tentando abandonar a ilha.
UM TOTAL de 2.077 cubanos morreram nas chamadas ‘guerras internacionalistas’ de Cuba em Angola, Moçambique, Etiópia e outros países africanos, segundo cifras oficiais, citadas por NORBERTO FONTES em sua Autobiografia de Fidel Castro.
ADEMAIS – o Arquivo Cubano, com sede em Nova Jersey – afirma que tem documentados 8.273 execuções e desaparecimentos desde 1959.
HÁ MAIS de 200 prisioneiros políticos, entre eles 29 jornalistas presos em 2003, muito pelo simples fato de possuir livros proibidos como 1984, de GEORGE ORWELL.
O REGIME CUBANO – diz enfaticamente que os cubanos apóiam a revolução, porém não permite eleições livres, tampouco o multipartidarismo.
Com relação ao embargo comercial dos EUA – que muitos consideram obsoleto e ainda culpam pelas carências da ilha – é sabido que os EUA já é o principal exportador de alimentos para Cuba (80%) e observe que lá as terras são todas do Estado-partido-general-presidente e não há sem terras.
Países latino americanos – como Costa Rica e Chile – lograram mais que Cuba – sem sacrificar as liberdades básicas e a um custo muito menor em sofrimento humano. Para alguns cubanos a revolução pode ser justificada, porém – o custo ....
A HERANÇA TRÁGICA e visível da Revolução é a figura de El Che - ERNESTO CHE GUEVARA, médico argentino que acompanhou Fidel Castro em Sierra Maestra, em 1959 – um assassino e perdedor nato – elevado a mito/lenda pela propaganda, fanatismo dos militantes e pela orfandade de certa esquerda que sob efeitos do brilho de apagão populista.
COMO JUIZ/JUSTICEIRO – nos ‘julgamentos’ dos colaboradores do regime do ditador FULGÊNCIO BATISTA – céleremente – em cerca de 5 a 10 minutos – condenava ao paredón – era efetivamente "el presidente del tribunal, fiscal, presidente de la comisión depuradora, del tribunal de apelación y comandante en jefe del cuartel" e em alguns casos o próprio carrasco/executor.
COMO PROMOTOR DA VIOLÊNCIA – também não deixava dúvida, na primavera de 1967:  "el odio como factor de lucha; el odio intransigente al enemigo, que impulsa más allá de las limitaciones naturales del ser humano y lo convierte en una efectiva, violenta, selectiva y fría máquina de matar".
COM RELAÇÃO AOS INTELECTUAIS – era mais objetivo: "La culpabilidad de nuestros intelectuales y artistas reside en su pecado original; no son auténticamente revolucionarios".
E El Che segue sendo objeto de adoração/devoção/adulação mais vergonhosa por parte de alguns adeptos.
OS DADOS DA TRAGÉDIA CUBANA:
ações democráticas do kamarada Fidel Castro desenvolvidas no período de  1959 a 2004 - com uma eficiência nunca vista antes, sob os aplausos orgiásticos da militância:
- 56.212 fuzilados no "paredón";
- 1.163 assassinados extrajudicialmente;
- 1.081 presos políticos mortos no cárcere por maus tratos, falta de assistência médica ou causas naturais;
- 77.824 mortos ou desaparecidos em tentativas de fuga pelo mar.
Total: 136.288 cubanos mortos pela ditadura de Fidel Castro.
DETALHE HISTÓRICO: na cruel, desumana e genocida ditadura militar brasileira – foram mortos/desaparecidos – 301 pessoas, REPITO 301 pessoas que de modo geral pegaram em armas, seqüestraram, roubaram assassinaram e cometeram atentados contra civis inocentes e, com esses atos geraram milhares de aposentadorias, pensões e aposentadorias milionárias.
O CERTO É QUE OS MENTECAPTOS E SICOFANTAS num gesto de extremo humanitarismo certamente como sempre ‘vitimistas’ e de forma seletiva continuarão criticamente o ‘regime militar brasileiro’, alimentados por um desejo de vingança sem precedentes, assim como os Estados Unidos por manterem prisioneiros na Ilha de Guantánamo. E os EUA os mantém por serem  suspeitos da autoria do atentado às Torres Gêmeas no 11 de setembro de 2001 e, pelo que consta não há prisioneiros ‘políticos’ norte americanos.
OUTROS MOVIDOS pelo cinismo e hipocrisia ainda defenderão a barbárie sob o argumento de que há um sistema legal em Cuba. Certo – mas o que funciona é a ‘justiça revolucionária’, fundada na filosofia/doutrina/credo político marxista-leninista.
NA ABERRANTE LÓGICA NEO-REGRESSIVA TOTALITÁRIA: Quando os outros matam são assassinos, porém quando são eles próprios que matam estão ‘lutando para a libertação do povo’, em nome do povo, o sempre e respeitável e distinto povo.
CONHEÇA a lista dos prisioneiros políticos (observe que estamos no século XXI):
List of Political Prisoners -  http://www.fiu.edu/~fcf/polpr.html
BUENAS – se chegou até aqui - SAIBA MUITO MAIS: in “O democrata Fidel e os Direitos Humanos”.
http://www.fiu.edu/~fcf/polpr.html (lista de prisioneiros políticos)

0 comentários: