Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Oposição cobra explicação de Dilma e ex-chefe da Receita

Lina Vieira

Segundo Lina Vieira, ex-nº 1 do fisco, ministra pediu para agilizar investigação sobre Sarney; petista diz não ter havido encontro e diálogo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A oposição considerou graves as declarações da ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira à Folha, apontando interferência da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) em investigação do órgão nas empresas da família Sarney, e pretende convocar as duas para depor no Congresso. Já os governistas minimizaram as declarações e colocaram dúvidas sobre a versão de Lina.

Conforme publicou a Folha ontem, Lina diz ter sido chamada para um encontro a sós com Dilma em dezembro do ano passado, em que a ministra pediu que a devassa fosse concluída rapidamente.

A ex-secretária diz ter interpretado o pedido como um recado para encerrar a investigação. Dilma afirma que o encontro nunca ocorreu.

Em minoria na CPI da Petrobras, onde há requerimento de convite para Lina depor, a oposição já pensa em convocá-la e também Dilma para uma das comissões permanentes do Senado sob o seu controle -que poderiam ser Ciência e Tecnologia ou Constituição e Justiça.

A estratégia foi usada com sucesso em 2008 para levar a própria Dilma à Comissão de Infraestrutura, onde ela depôs sobre o caso do dossiê com gastos pessoais do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Embora tivesse minoria na comissão, como acontece agora, a oposição aproveitou um cochilo dos governistas e apresentou e aprovou o requerimento a toque de caixa.

A decisão será tomada amanhã, durante sessão da CPI, e vai depender da resistência do governo em votar o convite para o depoimento de Lina.

O requerimento é para que ela fale sobre a manobra contábil que permitiu à Petrobras pagar menos impostos, uma das razões de sua demissão -Lina foi contrária ao artifício usado pela estatal.

Autor do requerimento da CPI, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) considerou graves as declarações da ex-secretária. "Há uma hipótese clara de que, ao pedir para agilizar, a ministra queria encerrar a investigação e evitar o vazamento para a imprensa."
A oposição usará o discurso de que, até ser demitida, Lina era profissional de confiança, ocupou cargo-chave, e por esse motivo suas palavras têm forte credibilidade.

"Se a Lina confirmar essas declarações em público, ficará em xeque o discurso de que este é um governo republicano e de que não há, por exemplo, aparelhamento da Polícia Federal. O assunto tem que ser passado a limpo em alguma CPI ou comissão", afirmou o líder do DEM, José Agripino Maia (RN).

"Suposição"

Do lado do governo, a estratégia é caracterizar o pedido de "agilizar" a investigação como algo natural e sem objetivos ocultos.

"A declaração [de Lina] foi baseada numa suposição. Segundo ela, a ministra estaria desejando algo. Mas, se houve mesmo algum pedido, a declaração da ministra dá margem a muitas interpretações. Pode-se interpretar que ela queria que concluísse logo, que terminasse logo. Nada de errado", disse o ministro das Relações Institucionais, José Múcio.

O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), diz não ter visto "nada de mais" na entrevista. "A ministra pede para acelerar o julgamento [contra Sarney], não para proteger alguém. Se for verdade, o que ela [Lina] diz, foi um pedido absolutamente normal."

Já o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), disse achar "estranho" o fato de essa revelação vir nesse momento. "Estranho que uma coisa de dezembro do ano passado só venha à tona agora. Acelerar, pelo que eu aprendi na escola, não é encerrar", afirmou.

Procurada novamente ontem, Dilma não quis comentar as declarações de Lina. Ela já havia informado, por meio da assessoria de imprensa, que "jamais pediu qualquer coisa desse tipo à secretária da Receita".


(ALAN GRIPP, FÁBIO ZANINI E KENNEDY ALENCAR)

1 comentários:

Mujahdin Cucaracha disse...

Somente o fato de terem sido "desmentidas" por Luis Inácio, faz com que tenham credibilidade as versões de que a demissão da funcionária Lina se deve à multa aplicada na PeTroubás e que tenha, efetivamente ocorrido pressão de Dilma para aliviar a família Sarney.