Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Joaquim Barbosa reage: "Peluso se acha"


Em solenidade no TSE, ministro criticou entrevista concedida por seu colega nesta quarta.

Clima no STF esquenta às vésperas do julgamento do mensalão

Mirella D'Elia
A Toque de caixa: 
O ministro Joaquim Barbosa deverá concluir seu relatório no início do ano que vem para, ao contrário do que querem os mensaleiros, começar o julgamento em abril


(Andre Dusek/AE)
O ministro Joaquim Barbosa resolveu reagir aos ataques de seu colega Cezar Peluso, que está deixando a comando do Supremo Tribunal Federal nesta semana.

Durante a solenidade da posse da nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, na noite desta quarta-feira, o relator do Mensalão disparou: "O Peluso se acha", disse, muito irritado.

A entrevista é mais um indício que o clima entre os ministros do Supremo pode ficar ainda pior nesta quinta-feira.

Barbosa também saiu em defesa de Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça, que, segundo Peluso, "não mostrou a que veio". Eliana entrou em rota de colisão com Peluso por causa das discussões a respeito do limite de atribuições do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi duramente criticado. "A Eliana (Calmon) ganhou tudo. Ele (Peluso) não sabe perder".

Na bombástica entrevista, Barbosa foi tachado de inseguro por Peluso, que deixa o comando do Supremo nesta quinta-feira e será sucedido por Carlos Ayres Britto por apenas sete meses - em novembro, o próprio relator do mensalão assumirá o posto com a aposentadoria compulsória de Britto, que completará 70 anos. "Ele tem uma amargura. Em relação a mim então…", disse Barbosa.

Na entrevista, concedida ao site Consultor Jurídico, Peluso também criticou a presidente Dilma Rousseff (segundo Peluso, ela desrespeitou a Constituição ao retirar do Orçamento da União a proposta de reajuste do Judiciário). O ministro ainda disse estar preocupado com a possibilidade de o Supremo ser influenciado pela opinião pública.

Depois das declarações, Peluso preferiu ficar em silêncio nesta quarta.

Ao sair do plenário em sua última sessão presidindo o tribunal, ele apenas acenou para os jornalistas e disse: "Um abraço para vocês". Como de praxe, os demais ministros evitaram ataques - pelo menos na saída da sessão.

"O clima está absolutamente normal", desconversou o ex-presidente do STF Gilmar Mendes. "Acabou passando (o momento de fazer a homenagem)".

Barbosa, por sua vez, promete aumentar ainda mais o tom das declarações depois da posse de Ayres Britto, que ocorre nesta quinta-feira.

A conferir

0 comentários: