Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 20 de julho de 2011

É preciso cortar a cabeça da Górgona - 2



Fragmentação partidária


Por Reinaldo Azevedo

A fragmentação partidária, outra herança perversa da Constituinte de 1988, também está na raiz desse mal estrutural, que predispõe o sistema brasileiro à corrupção.

Os tais movimentos sociais capitaneados pelo PT e pela igreja, os egressos do exílio, mesmo os liberais que combateram a ditadura militar, toda essa gente se juntou para defender a ampla liberdade de organização partidária, estabelecendo critérios muito frouxos e pouco exigentes para a criação de legendas, que foram se tornando ainda mais relaxados por legislação específica.

“Pra que tanto partido, meu Deus?”, pergunta o meu coração.

Para assaltar os cofres públicos!

Ou alguém identifica no, sei lá, PR, PP e PRB diferenças ideológicas de fundo, que realmente os diferenciem?

Ou ainda: o que eles têm de incompatível com o PMDB, por exemplo, e este com o PSB ou com o PDT?

A experiência mundo afora tem demonstrado que dois partidos bastam para fazer uma sólida democracia, eventualmente três.

Os demais ou servem à vaidade de líderes regionais — na hipótese benigna e mais rara — ou ao assalto organizado ao caixa.

Esses partidos não DÃO apoio a ninguém, mas o VENDEM. Os que não conseguem expressão eleitoral para reivindicar cargos públicos fazem negócios antes mesmo da eleição: negociam seu tempo na televisão.

Dá para ser otimista quanto a esse particular?

Não!

Os encarregados de fazer uma reforma partidária, por exemplo, são os principais beneficiários da fragmentação partidária.

Isso não vai mudar.

20/07/2011

continua no post abaixo

0 comentários: