Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 29 de novembro de 2009

Caracteristicas de um Psicopata



Como psiquiatra, já pensei na hipótese da Psicopatia (personalidade anti-social) do “cara”… e de muitos outros politicos.

Se não, vejamos as caracteristicas de um Psicopata:

Anti-social – egocêntrico, sedutor, promíscuo, impulsivo, sem afeto, incapaz de aprender com a experiência, geralmente têm problemas legais.

Pelo CID 10, há desprezo pelas obrigações socais, falta de empatia para com os outros, desvio considerável entre o comportamento e as normas sociais estabelecidas.

O comportamento não é facilmente modificado pelas experiências adversas, inclusive pelas punições. Há uma baixa tolerância à frustração e um baixo limiar de descarga da agressividade, inclusive da violência.

(Existe uma tendência a culpar os outros ou a fornecer racionalizações plausíveis para explicar um comportamento que leva o sujeito a entrar em conflito com a sociedade.

Pelo DSM IV: A) padrão global de desrespeito e ou violação dos direitos dos outros desde os 15 anos com pelo menos 3 dos seguintes critérios:

* Incapaz de se adequar às normas sociais com relação a comportamentos lícitos, indicada pela execução repetida de atos que constituem motivo de detenção

* Propensão para enganar, indicada por mentir repetidamente, usar nomes falsos ou ludibriar os outros para obter vantagens pessoais ou prazer

* Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro

* Irritabilidade

Marcio Candiani
Psiquiatra em Belo Horizonte

0 comentários: