Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Contaminações progridem de forma mais lenta, mas organismo alerta para não haver descuido nem pânico diante de nova gripe

Propagação de vírus está no início, diz OMS

Para órgão mundial, é muito possível que pico já tenha passado, mas ainda é cedo para se descartar risco de pandemia ou surto abrupto

MARCELO NINIO
DE GENEBRA

Dez dias após emitir o primeiro alerta sobre o surto do vírus A(H1N1), causador da gripe que vinha sendo chamada de "gripe suína", a Organização Mundial da Saúde disse ontem que a propagação da doença está "só no começo" e que seu impacto ainda é imprevisível.

A organização confirmou que o vírus continua a se espalhar e manteve o alerta no nível 5, que indica a iminência de pandemia. O número de casos confirmados pela OMS pulou ontem de 658 para 898 em 18 países, com 20 mortes (19 no México e uma nos EUA) -a maioria dos doentes, no entanto, é afetada de forma branda.

Um caso de contágio anunciado pelo governo da Colômbia, que seria o primeiro na América do Sul, ainda não havia sido confirmado pela OMS até a noite de ontem

Ante avaliações otimistas de autoridades do México e dos EUA, que minimizaram a letalidade do vírus e sua capacidade de se espalhar, a organização insiste em advertir que é cedo para dizer que o pior já passou.

"Ainda estamos nos primeiros 200 metros", disse Keiji Fukuda, vice-diretor da OMS, comparando a propagação do novo vírus a uma maratona (prova atlética de 42,1 km).

Segundo Fukuda, uma das maiores preocupações da OMS é que a conclusão precipitada de que o vírus não oferece perigo desarticule ações de precaução contra uma pandemia.

0 comentários: