Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Não existe vontade política


Nosso governo mata mais que o de Israel
por Marco Poli


O número de mortos durante as comemorações de fim de ano atingiu 435 pessoas. Crianças, idosos, mulheres, pais de família e jovens, muitos jovens. Um massacre democrático, atingindo a todos, independente de classe social ou idade.

Deixaram para trás, cerca de 4.800 feridos.

Onde, na Faixa de Gaza?


Infelizmente não foi tão distante de nós, mas bem aqui e aí.

Essa carnificina segue ocorrendo, dia após dia, nas estradas federais do nosso querido e vilipendiado Brasil.


Maus motoristas? Sim, em boa parte.

Veículos obsoletos e sem a devida manutenção? Muitas vezes.

Uma cultura do "eu primeiro"? Ninguém nega.


Só que um fator de crucial importância nesse genocídeo, superado apenas pelo massacre dos palestinos executado por Israel, é que o nosso governo federal, eleito democraticamente pelo povo e por nós sustentado, gasta muito e gasta mal.


A ponto de ter gastado no ano que passou, apenas e tão somente 15% dos R$ 3,3 Bilhões previstos no orçamento para recuperar e fazer a manutenção das rodovias sob sua tutela.

Estas onde morreu toda essa gente.
Nem só o álcool e os excessos causam acidentes em rodovias. Buracos quebram rodas e ejetam veículos de suas trajetórias. Acostamentos inexistentes provocam capotagens. Trechos sem escoamento hídrico geram aquaplanagem.

Por que o governo federal não consegue sequer usar a verba que em origem e está aprovada para melhorar a situação de nossas estradas?

Pelo simples fato de que não existe vontade política para fazer cumprir determinações tão básicas quanto a de gastar nosso dinheiro para algo que pode nos dar retorno.


Fosse para criar um "fundo soberano", com certeza, em vez de 15% teriam usado até o último centavo e pedido suplementação.

0 comentários: