Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Incomensuráveis e irreparáveis...


CEGUEIRA DA LEI

Parece óbvio dizer que a lei existe para ser cumprida. Pode-se ir mais longe e afirmar que algumas das mazelas brasileiras têm como causa próxima ou remota a não-implementação das regras estabelecidas.

Ainda assim, a aplicação irrefletida das leis pode às vezes produzir conseqüências tão ou mais devastadoras do que seu descumprimento.


O caso da empregada doméstica Maria Aparecida de Matos é exemplar.

Ela está há 11 meses na cadeia. Lá, alega ter sido agredida, o que a levou a perder a visão do olho direito. Seus dois filhos pequenos estão privados do convívio com a mãe. Matos é acusada de tentativa de furto de um xampu e um condicionador de cabelos, no valor total de R$ 24.


Dado que o direito brasileiro observa o princípio da insignificância, isto é, costuma suspender a ação penal quando o crime cometido tem valor irrisório, um observador externo poderia considerar o caso como um típico erro de magistrado desatento. Infelizmente, não é bem assim.

Pedido de habeas corpus em favor da empregada doméstica foi negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, a mais alta instância judiciária do Estado.

Para o TJ, Matos deve ficar presa porque é reincidente.
Reincidente ou não, o princípio da insignificância se impõe. Não faz sentido manter alguém por quase um ano na cadeia por um furto (crime cometido sem violência) dessa natureza.

Os danos físicos e morais que Matos sofreu sob custódia do Estado são incomensuráveis e irreparáveis.

Não há como compará-los ao mal que a presa causou à sociedade.


É incrível que, numa situação de grave crise de segurança pública, na qual especialistas falam em ampliar a aplicação de penas alternativas, reduzir a população carcerária e tornar a Justiça mais célere e moderna, ainda haja demonstrações de tamanha insensibilidade jurídica e social.


0 comentários: