Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Cúpula da Câmara libera início de processo contra Cunha



Direção da Casa segurou o envio do pedido de cassação do mandato do peemedebista até o limite para empurrar o desfecho para o próximo ano



Por Marcela Mattos, de Brasília
Veja.com


Entrevista coletiva do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) - 19/10/2015
(Lula Marques/Agência PT/Fotos Públicas)


Depois de segurar até o limite do prazo, a cúpula da Câmara encaminhou nesta quarta-feira o processo que pede a cassação do mandato do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao Conselho de Ética. Com isso, a investigação sobre o envolvimento do deputado no petrolão e suas contas na Suíça deverá começar na próxima semana.

A representação, de autoria da Rede e do PSOL, chegou à Secretaria Geral da Mesa no dia 14 e aguardava apenas uma medida protocolar para seguir para o Conselho de Ética. O prazo definido pelo Regimento esgotou-se nesta terça-feira, o que forçou a liberação do documento.

A demora do comando da Câmara dos Deputados deu um fôlego importante ao peemedebista, que tenta se sustentar no cargo mesmo diante das denúncias de que cobrou propina do petrolão e era dono de contas secretas secretas no exterior para esconder o dinheiro.

Com o poder de deliberar sobre um processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, Cunha tem negociado com o governo e com a oposição a sua permanência no cargo e conta com o tempo para fechar as articulações.

Rito - O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), agendou para a próxima terça-feira a primeira reunião do grupo. Serão sorteados três deputados para a relatoria do caso, dentre os quais um será escolhido pelo presidente. Em seguida, o relator tem até dez dias para analisar se a ação será arquivada ou terá andandamento. Em caso de abertura de processo, o relator tem até 90 dias para apresentar o parecer final.

Apesar de Araújo afirmar que haverá uma definição ainda neste ano, o mais provável é que o processo se arraste para 2016.

28/10/2015


0 comentários: