Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 6 de março de 2015

Relator no STF aceitará abertura de 28 inquéritos e concordará com pedidos de arquivamento


Lista de Janot será conhecida nas próximas horas.

Relação de investigados encaminhada ao STF tem 54 nomes


Por Carolina Brígido
O Globo

BRASÍLIA - O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai referendar todos os 28 pedidos de abertura de inquérito levados ao STF pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot. A lista completa deve ser tornada pública nas próximas horas. As investigações contra políticos, com a prerrogativa de foro, são desdobramentos da operação Lava-jato.

Teori vai autorizar a abertura de investigação contra políticos e ainda deve concordar com os sete pedidos de arquivamento propostos por Janot. Há 54 nomes na lista de investigados.

Além do despacho de Teori autorizando o início formal das investigações contra políticos também poderão ser divulgados trechos de depoimentos colhidos pela força-tarefa da operação Lava-Jato e que envolvem as autoridades com foro no STF. Por enquanto já se sabe que há pelo menos oito senadores na lista. Na relação de 54 nomes, há políticos do PMDB, PT, PP mas também nomes da oposição podem virar alvo de apuração no Supremo.

Os nomes dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Humberto Costa (PT-PE), Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA) e Fernando Collor (PTB-AL) estão na lista de pedidos de abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhada na noite de terça-feira pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como confirmou ao GLOBO uma fonte com acesso ao trabalho da PGR. Parte deles já vem dando explicações nos últimos dias sobre a possibilidade de estar na lista, inclusive com a contratação de advogados.

A lista de senadores na ativa incluiria ainda Ciro Nogueira (PP-PI), que já afirmou que renuncia ao mandato caso se comprove o recebimento de propina a partir dos desvios da Petrobras. O senador disse também que já irá contratar advogado para fazer a sua defesa. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também foi avisado de que está na lista, junto com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Com Renan, o número de senadores incluídos no pedido de abertura de inquéritos no STF totaliza oito, ou seja, 10% dos 81 parlamentares que constituem o Senado Federal.


06/03/2015 

 

0 comentários: