Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 18 de março de 2015

Planalto confirma a demissão de Cid Gomes do Ministério da Educação


PMDB anunciou que só continuaria na base do governo com a saída de ministro

Cid Gomes discursa no plenário da Câmara dos Deputados
Givaldo Barbosa / Agência O Globo

Por Chico de Gois / Luiza Damé / Catarina Alencastro / Isabel Braga
O Globo


BRASÍLIA - Após uma tumultuada sessão na Câmara, Cid Gomes deixou nesta quarta-feira o Ministério da Educação. Ele saiu do Congresso e foi direto ao Palácio do Planalto comunicar a decisão à presidente Dilma Rousseff. Pouco antes, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou que havia recebido um telefonema do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

— Acabei de receber um comunicado do ministro Mercadante que Cid Gomes está demitido — disse Eduardo Cunha no plenário.
Veja Também

Cid Gomes diz para deputados oportunistas que ‘larguem o osso’
Ciro Gomes aconselha irmão a repetir na Câmara que ali existem 400 ‘achacadores’
Cid Gomes recebe alta do Hospital Sírio-Libanês em SP
Cid Gomes é pivô de crise no PROS, a quinta legenda que integra

Em nota oficial, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência confirmou que Cid Gomes entregou à presidente seu pedido de demissão do cargo.

"Ela agradeceu a dedicação dele à frente da pasta", diz a nota.

Cid Gomes enfrentou o plenário da Câmara nesta quarta-feira e repetiu, diante de cerca de 300 parlamentares, que há achacadores entre os deputados, criando assim mais um embate entre o governo e o Congresso.

Antes, o líder do PMDB, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), afirmou que, caso o ministro da Educação, Cid Gomes, permanecesse no governo, seu partido deixaria a base de apoio à presidente Dilma Rousseff. Picciani, que havia cobrado, da tribuna, a demissão de Cid, voltou a afirmar, em entrevista, ele não teria condições de permanecer na função.

— Caso permaneça ministro do governo, não há espaço para nosso partido na base. Não participaremos de nenhuma reunião com ele — afirmou.

Perguntado se isso se tratava de um recado à presidente, Picciani foi taxativo:

— A fase de recados já passou. Estamos fazendo uma afirmação. Ele não tem condição moral para ficar.

Cid deixou o plenário da Câmara antes chegasse ao fim a sessão para que prestasse esclarecimentos. O deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ) da tribuna chamou o ministro de palhaço. Cid pediu respeito:

— O senhor me respeite.

Mas o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cortou a palavra de Cid.

— V. Excia. não é parlamentar para usar da palavra.

Depois dessa intervenção, Cid se retirou.

Numa saída tumultuada, ao ser questionado se deixaria o Ministério, Cid não disse se pediria demissão:

— A presidente Dilma resolverá. O lugar é dela, sempre foi dela e eu aceitei para servir porque acredito — afirmou.

— Se eu fosse pedir demissão, não poderia, por dever de ética, antecipar essa possibilidade. Seria uma descortesia com quem me convidou.

CUNHA PROCESSARÁ CID GOMES

No final da sessão desta quarta-feira, Eduardo Cunha afirmou que a presidência da Câmara irá entrar com uma ação contra Cid Gomes. O peemedebista também afirmou que irá pedir a abertura de um processo contra o ministro em seu nome:

— Não vou admitir que alguém que seja representante do poder Executivo, agrida não só essa casa, como ainda volte aqui e reafirme as ofensas.

18/03/2015

1 comentários:

Anônimo disse...

O PRESIDENTE DO CONGRESSO E SENADO ESTAO MENCIONADOS NA LAVA A JATO. O pior e que todos os dois são teleguiados da bêbada II criatura e seu criador bêbado, os dois nunca sabem de nada, são tao inocentes. Em 64 a porquinha já assaltava bancos usava armas e dinamite e assaltava a casa do Ademar de Barros e o dinheiro nunca apareceu. Sera que ela guardou para distribuir no minha casa minha vida dando aos brasileiro uma bolsinha de merda e os brasileiros se acomodando dentro desta situação de cachorro magro e não aspirando mais nada na vida, so cerveja, mulheres, plim plim com suas novelas escrotas e com seu futebol sempre roubado acharcando os times de futebol e eles aceitando tudo também. Coitado do nosso pais trilhões de dinheiro de nosso suor para financiar a farça, 40 ministérios que não trabalham so sugam, três poderes vacas de presépio que alugam suas legendas para praticarem ilegalidades com os brasileiros e com nosso pais. Nem daqui a cinquenta anos seremos os primeiros em nada, uns castigados por impostos escorchantes inclusive aposentados e outros trabalhando ate morrer para alimentar a boca dos políticos famintos por dinheiro fora todas as vantagens que possuem. O tempo de pmdbostas que não tem capacidade para tormar conta de nada porque são sabugos do poder. O maçon Vice Presidente que se grudou na presidente que nem chule e não larga do osso e os dois vigaristas um do senado e outro do legislativo. Temos que bancar retardados e olhar para outro lado para não termos que presenciar tanta escrotidao e imundice e ainda são assessorados pela justiça pelega, a turma da policia federal prende e a pelegada supremo federal e eleitoral solta. Parece piada de mau gosto mas e verdade e nossa constituição prostibulo ajuda suas excelências do judiciário a soltar os malandros que nos roubam e ainda querem passar por justiceiros? Justiceiros do que? Val de Palmares que assaltava bancos com estrelinhas e traque de velho? Me poupem a hora de justificativa do injustificável já passou a muito tempo com o bla,bla, dos companheiros de merda já perdemos muitos anos de desenvolvimento do pais. Sera que ainda não veem que estão com cartão vermelho que a população já deu? Tchau vao para a cuba ou Venezuela companheiros la e que e seus lugares. I