Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Costa e Youssef dizem que atual diretor de Abastecimento da Petrobras recebeu ‘comissões’


Acusação foi revelada em questionamento feito por delegado da PF em depoimento de três executivos presos na sexta-feira

Por Eduardo Bresciani

O Globo


Diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, (o 2º da esq. p/ a dir.) participou da conferência para divulgação de dados operacionais da Petrobras ao lado da presidente da estatal Graça Foster
Alexandre Cassiano / Agência O Globo


BRASÍLIA - O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef afirmaram que o atual diretor de Abastecimento da Petrobras José Carlos Cosenza recebeu “comissões” de empreiteiras contratadas pela estatal. Cosenza substituiu Costa na diretoria e participou nesta quarta-feira, ao lado da presidente da Petrobras, Graça Foster, da conferência de divulgação de dados operacionais do terceiro trimestre de 2014.

A acusação foi revelada em um questionamento feito pelo delegado da Polícia Federal, Agnaldo Mendonça Alves, no interrogatório de três executivos presos na sexta-feira passada.

“Paulo Roberto e Alberto Youssef mencionaram o pagamento de comissões pelas empreiteiras que mantinham contratos com a Petrobras para si, para os diretores Duque, Cerveró e Cosenza e para agentes políticos, confirma?”, questionou o delegado em depoimento realizado no sábado.

A pergunta foi feita a Othon Zanoide de Moraes Filho, da Queiroz Galvão. Ele disse desconhecer o pagamento de comissões e que nunca teve conversa com ambos neste sentido. Sobre o atual diretor, o executivo da Queiroz Galvão disse conhecê-lo da época em que Cosenza trabalhava como subordinado de Costa. Afirmou que Cosenza participava de “quase todos” os encontros que teve com o ex-diretor. Perguntado se algum diretor da Petrobras exigiu dele qualquer pagamento de propina, respondeu de forma negativa.

O GLOBO procurou a assessoria de imprensa da Petrobras e aguarda resposta.

Citado no questionamento feito pelo delegado, Nestor Cerveró foi diretor da área internacional da Petrobras. Seu advogado, Edson Ribeiro, nega qualquer irregularidade. Destaca que ele deixou a diretoria em 2008 e que as contratações das obras da refinaria de Abreu e Lima, principal foco da operação, aconteceram depois disso. Afirmou que seu cliente desconhece Youssef. Manifestou ainda “reservas” com delações premiadas feitas por pessoas que estão presas e com a família ameaçada, que seriam os casos de Costa e Youssef.

17/11/2014

0 comentários: