Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Quem mandou fazer?




Por Pedro Luiz Rodrigues

Parece sarna, talvez uma praga, mas por mais que me esforce para diversificar os assuntos que abordo neste espaço, não consigo me livrar da Petrobras. É prejuízo, é produção que cai, é refinaria cujos preços decuplicam em dez anos, é essa opacidade que aflige qualquer brasileiro ou brasileira que não engole a versão de que a empresa é de todos nós. Por outro lado, vejam como é a vida, torço pelo sucesso da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, corajosa mineira de Caratinga, que tem se desdobrado para tentar corrigir o amontoado de trapalhadas que recebeu de herança em fevereiro do ano passado.

Ao mesmo tempo, fico preocupado com meu conterrâneo, o governador da Bahia, Jaques Wagner, que teve de acomodar o responsável por tanto desarranjo em sua secretaria. Mas o que se pode fazer, o Partido precisava tirar o ex-presidente da Petrobras do cenário nacional, enfiá-lo em algum canto mais discreto, não é mesmo? É o tal de espírito de solidariedade que tanto valoriza o Partido que completa este ano seu décimo aniversário no poder.

Mas agora, com a benção dos orixás, o Tribunal de Contas da União vai começar a examinar a maior das trapalhadas dos últimos anos. Não vai levantar toda a gestão de José Sérgio Gabrielli à frente da Petrobras, mas pelo menos vai jogar luz numa suspeitíssima operação, que fez evaporar, como num passe de mágica, quase um bilhão de dólares.

Simplesmente não há explicação razoável, correta, lógica, incluída no curso de doutoramento da Boston University, plausível, justificável, honesta, para se comprar, em 2006, uma titica de refinaria em Pasadena, no Texas, por um bilhão e cento e oitenta milhões de dólares (em reais, cerca de R$ 2.360.000.000,00) que um ano antes fora comprada por uma emprega belga por muitos zeros a menos (R$85.000.000,00). É dinheiro demais para poder se acreditar em qualquer desculpa esfarrapada para explicá-la ou justificá-la.

Consta que naquele ano a presidente do Conselho de Administração da Petrobras – e hoje a nossa Presidente da República, Dilma Rousseff – teria se oposto à proposta de aquisição da refinaria. E em 2006, lembremo-nos, a Presidente já era toda poderosa, no comando da Casa Civil da Presidência da República (no lugar do então ministro José Dirceu, que teve de largar o cargo por conta de seu envolvimento no esquema do ‘mensalão’. Quem apoiou então Gabrielli, para que ele fosse contra a decisão de Dilma e realizasse a suspeitíssima operação?

O procurador Marinus Marsico já fez a sua parte. Profissional, relata, sem avançar prejulgamento: “Comecei a estudar esse caso há um ano. Pedi informações detalhadas à Petrobras e analisei com o máximo cuidado. As informações só reforçaram a minha convicção de que [a compra da refinaria] foi um ato antieconômico, uma decisão que lesou o país e a empresa”. Na representação que enviou ao TCU, Marsico pede a responsabilização de todos os gestores da Petrobras. Caberá ao TCU a individualização das responsabilidades,

Vou ver se consigo sintonizar o programa de rádio que José Sérgio Gabrielli tem na Bahia, e que vai ao ar todas as quintas-feiras. Quero saber que explicações ele, que aspira a voos mais altos na política baiana, vai dar a nós, os sempre-palermas. Quem mandou fazer a operação que a própria Presidente Dilma foi contra? Essa é a grande pergunta que se deve fazer.

É preciso, também, se solicitar às justiças dos Estados Unidos e da Bélgica o rastreio da dinheirama paga a mais.

0 comentários: