Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ato do DEM lembra mensalão e acaba em tumulto na Câmara


Irritado, deputado do PT arrasta placa pela Câmara


Por Cristiane Jungblut
O Globo

Deputados se desentenderam na Câmara após colocação de placa sobre o mensalão em frente a painel que comemora os 10 anos de governo do PT
Ailton de Freitas / O Globo


BRASÍLIA - Cenas de xingamentos, empurra-empurra e confusão marcaram um ato realizado pelo DEM como contraponto aos atos do PT em comemoração aos dez anos do partido à frente do Palácio do Planalto. A confusão começou quando o líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), mostrava uma placa gigante onde eram retratado o ano de 2005 e as reportagens sobre a existência do mensalão. Irritado com a placa, o deputado Amaury Teixeira (PT-BA) surpreendeu os poucos parlamentares da oposição que estavam no local e, literalmente, saiu puxando a placa pelo corredor da Câmara que liga o Plenário e as comissões.

Uma espécie de outdoor, a placa foi colocada estrategicamente em frente à mostra fotográfica que está ocorrendo na galeria da Câmara e que mostra a história cronológica do PT. Nela, o ano de 2005 foi esquecido. Por isso, o DEM colocou a placa em frente à mostra fotográfica que entre os anos de 2004 e 2006, de forma a "preencher" no painel petista o ano de 2005.

- Que coisa de moleque! Isso é falta de respeito! - gritava Amary, enquanto carregava a enorme placa.

- Mensaleiro! Mensaleiro! - responderam parlamentares do DEM e outros participantes do ato.

O deputado Onxy Lorenzoni (DEM_RS) chegou a brincar:

- Eles roubaram até a placa do mensalão.

Amaury foi seguido pela galeria afora, inclusive por deputados como Felipe Maia (DEM-RN). Cercado, o deputado foi socorrido pelo colega Edson Santos (PT-RJ), que passava pelo local. A placa foi levada por assessores por uma escada lateral, que dá acesso à liderança do PT na Câmara. O DEM disse que ela foi levada à liderança do PT na Câmara, mas os petistas negam.

Amaury ficou muito irritado com os ataques.

- Moleque, sou homem direito! Quem me chamou de mensaleiro? - dizia Amaury.

A placa tem foto de Lula, a estrela e diz que a palavra mensalão surgiu, pela primeira vez, em junho de 2005. Há ainda reproduções dos jornais da época.

Os ânimos continuaram exaltados no Plenário. O deputado Onyx Lorezonzi usava o microfone para tentar explicar o ato do DEM, quando levou um tapa no ombro do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP).

- Canalha! Canalha! - gritou Devanir.

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) interveio. O deputado Zca Dirceu (PT-PR) também chegou a se aproximar de Onyx.

Mais comedido, o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), foi à Tribuna lembrar que a exposição sobre os 33 anos do PT tinha autorização da Câmara para ser realizada.

O líder do DEM, Ronaldo Caiado, disse que a ideia era lembrar do ano de 2005, que fora esquecido na mostra sobre a história do PT.

- Estamos preenchendo aquele hiato que existe na história de 33 anos do PT - disse Caiado.

Curiosamente, o PT marcou, para o mesmo local, uma festa para o final da tarde com a presença do presidente do partido, Rui Falcão. Assessores da Casa correram para saber se a oposição voltaria, mas foram tranquilizados de que não.

28/02/13

0 comentários: