Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 28 de novembro de 2011



Em aparição pública, Serra critica condução da economia por Lula e Dilma
Hélvio Romero/AE


Em aparição pública na manhã desta segunda-feira, 28, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) fez duras críticas à condução da economia brasileira pelo governo da presidente Dilma Rousseff e de seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT.

Em palestra, durante o VII Congresso Paulista de Jovens Empreendedores, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o tucano minimizou o Programa Brasil Maior, uma das principais vitrines do primeiro ano de administração Dilma Rousseff, e avaliou como 'o erro mais espetacular de política econômica da história brasileira', o fato do governo federal não ter reduzido a taxa básica de juros durante a última crise financeira mundial, deflagrada em setembro de 2008 com a quebra do banco Lehman Brothers.


'A crise econômica é muito feia, mas o Brasil, em crises passadas, soube aproveitar as oportunidades', avaliou.

'Mas houve uma crise que foi desaproveitada, a de 2008 e 2009, porque o Brasil foi o único país do mundo que não baixou os juros', acrescentou.

Na avaliação de Serra, que disputou as eleições presidenciais do ano passado com Dilma Rousseff, o governo federal lançou o Programa Brasil Maior com boa intenção, mas com 'boa parte das coisas erradas, porque não conhece direito quais são as questões da indústria'.

O tucano ressaltou ainda, em um contraponto aos discursos do ex-presidente Lula, que o Brasil é ainda, no contexto da economia mundial, um país pequeno.

'Nós não temos mais do que 3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e temos uma participação no comércio mundial em torno de 2%', considerou.

'Nós temos ainda, no que se refere às questões econômicas e sociais, muito o que avançar.'

Leia mais.

28/11/2011

0 comentários: