Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Especulação: CPI pode ajudar desgoverno a baixar cotações para viabilizar aumento de capital da Petrobras

Por Jorge Serrão

Exclusivo - A CPI da Petrobras, que em tese parece prejudicar o chefão Lula, pode facilitar uma de suas maiores armações financeiras do desgoverno.
A crise pode servir de desculpa psicológica para fazer baixar as cotações das ações da empresa para, em seguida, viabilizar uma operação de aumento de capital - só subscrita pela sócia União que aumentaria sua participação no capital social da “estatal”.

O alerta é de um grande guru do mercado financeiro que jamais investe em papeis do governo porque tem juízo e conhece o risco de manobras de conveniência como estas.
A jogada fica facilitada porque só o sócio governo federal detém informação privilegiada sobre o verdadeiro valor e a real dimensão das novas reservas de óleo e gás do pré-sal – que são o grande trunfo da Petrobrás.

Qualquer manobra acionária fica facilitada, sem que o mercado possa se defender, porque o governo sabe que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nada pode contra ele.

Mas como a Petrobrás tem ações negociadas na Bolsa de NovaYork seria bom ficar esperto com a fiscalização rigorosa da SEC (Securities and Exchange Commission) – órgão regulador dos EUA.


A possível armação do desgoverno petista obedeceria ao seguinte roteiro.

1) Aproveita-se do escândalo gerado pela CPI (que Lula afirma ser “falta do que fazer da oposição”).

2) Cai o preço das ações da Petrobras.

3) Invocando a necessidade de equilíbrio financeiro da companhia “em um momento de ouro na Era do petróleo”, o governo chama um aumento de capital.

Faz isso já sabendo, de antemão, que poucos se animariam a subscrevê-lo – em função do cenário sombrio.
A sequência da armação é natural.

4) O governo subscreve, sozinho, o aumento de capital. E fica com um percentual mais elevado do capital total (social e votante) da empresa de economia mista.

5) Em seguida, o desgoverno desanuvia o cenário, fazendo anúncios de investimentos ou de descobertas que geram grande euforia.

6) Vende ações que subscreveu realizando um belo lucro, em tempos de crise global, sem perder o controle da Petrobras.
Se tal armação ocorrer, será uma jogada digna do mais puro Capimunismo (Capitalismo de Estado). Será mais uma prova, para investidores incautos, que ser sócio do governo brasileiro tem o mesmo significado de fazer uma joint venture para criar a Omelete de Bacon SA.

Nesta operação, a esperta galinha entra com seus supostos ovos de ouro.

Mas o incauto porco entra com o próprio lombo no negócio.

0 comentários: