Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 19 de maio de 2009

"Algo hicimos mal"

"Algo hicimos mal" discurso del presidente
Oscar Arias en la Cumbre de las Américas


POR RIVADAVIA ROSA

UMA VOZ LATINA – contra a retórica neopopulista.

OSCAR ARIAS, prêmio Nobel da Paz, Presidente da COSTA RICA – fez um breve, lúcido e pragmático discurso na Cumbre de las Américas, realizada em Trinidad y Tobago, em abril deste ano.

O discurso – “Algo hicimos mal” - foi proferido em 18 de abril - na presença também do presidente dos EUA, BARACK OBAMA, como um contraponto a retórica dos neopopulistas, sobretudo os que culpam os culpam os EUA pelos males latinos - RAFAEL CORREA, do Equador, assim como EVO MORALES, da Bolívia, CHÁVEZ FRÍAS, da Venezuela, DANIEL ORTEGA, da Nicarágua e os componentes da cepa autodenominada socialismo del siglo XXI.

DESTACO:

“Não podemos esquecer que a América Latina teve universidade antes que os Estados Unidos criassem Harvard e William & Mary, ... neste continente, como no mundo inteiro, pelo menos até 1750 todos os americanos eram mais ou menos iguais: todos eram pobres.

Quando começou a Revolução Industrial na Inglaterra, outros países sobem nesse vagão: Alemanha, França, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia. A Revolução Industrial passou pela América Latina como um cometa, e não nos demos conta. Certamente perdemos a oportunidade ...

Há 50 anos, México era mais rico que Portugal. Em 1950, um país como o Brasil tinha uma renda per capta mais elevada que a da Coréia do Sul. Há 60 anos, Honduras tinha mais riqueza per capta que Singapura. Bueno, algo fizemos mal os latinoamericanos.

“Que fizemos mal? … na América Latina a média de escolarização era de apenas sete anos; a região tem um dos índices de arrecadação tributária mais baixos do mundo e gasta uma cifra a absurda em armas ...

Temos países onde a carga tributária é de 12% do PIB ...

Quem é o nosso inimigo? – O nosso inimigo, presidente Correa, dessa desigualdade que você aponta com muita razão, é a falta de educação; é o analfabetismo; é o que não gastamos em saudade nosso povo; que não criamos a infraestrutura.

CONCLUIU O PRESIDENTE ARIAS: “Enquanto nós continuamos discutindo sobre ideologias, seguimos discutindo sobre todos os “ismos?” [Qual é o melhor, capitalismo, socialismo, comunismo, liberalismo, neoliberalismo ...?] os asiáticos encontraram um “ismo” muito realista para o século XXS, que é o pragmatismo”.

Confira a seguir – em espanhol e, português traduzido pelo Google.

Abs Rivadávia

"Algo hicimos mal" discurso del presidente
Oscar Arias en la Cumbre de las Américas



Palabras del presidente Óscar Arias en la Cumbre de las Américas
Trinidad y Tobago


Tengo la impresión de que cada vez que los países caribeños y latinoamericanos se reúnen con el presidente de los Estados Unidos de América, es para pedirle cosas o para reclamarle cosas. Casi siempre, es para culpar a Estados Unidos de nuestros males pasados, presentes y futuros. No creo que eso sea del todo justo.

No podemos olvidar que América Latina tuvo universidades antes de que Estados Unidos creara Harvard y William & Mary, que son las primeras universidades de ese país. No podemos olvidar que en este continente, como en el mundo entero, por lo menos hasta 1750 todos los americanos eran más o menos iguales: todos eran pobres. Leia aqui.

0 comentários: