Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 29 de novembro de 2008

Atentado contra "a dignidade da pessoa" do chefe de Estado francês.

Justiça francesa libera venda de boneco vodu de Sarkozy


Estadão Online

Um boneco representando o presidente francês, Nicolas Sarkozy, que vem acompanhado de um manual de vodu e de agulhas para perfuração, poderá continuar a ser vendido, segundo decisão anunciada hoje pelo Tribunal de Apelação de Paris. A Justiça ressalvou que o boneco "atenta contra a dignidade" do presidente, mas que impedir a venda seria "desproporcional e atentaria contra a liberdade de expressão".

O tribunal considera que a incitação ao leitor por parte do manual que acompanha o boneco de furar a figura do presidente com agulhas contribui com a idéia de causar dano físico a Sarkozy de maneira simbólica, o que atenta contra "a dignidade da pessoa" do chefe de Estado francês. A empresa responsável pelo produto, a Tear Prod, poderá continuar vendendo o boneco e o manual, mas deverá explicitar no pacote o sentido da sentença.

O boneco vem estampado com algumas das frases mais famosas de Sarkozy, como "Suma daqui seu bundão patético" - que disse a um homem que se recusou a apertar sua mão em uma exposição de agricultura em 2007. O manual recomenda colocar agulhas nessa e em outras frases.

Vodu é uma religião do oeste da África que é praticada em partes do Caribe e dos Estados Unidos. De acordo com uma crença generalizada, os praticantes de vodu colocam agulhas em bonecos representando seus inimigos para amaldiçoá-los. Entretanto, especialistas em vodu dizem que a prática é mal interpretada por pessoas que não compreendem a crença.

Comento
É, é uma idéia...

O vodu não prosperou no Brasil.

Nosso negócio, nessa área, é a macumba.

E se começássemos a fazer alguns bonecos para encher de farofa e largar na encruzilhada?

0 comentários: