“A maioria das pessoas não quer realmente liberdade, porque a liberdade implica responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo da responsabilidade.
” O populismo latino americano – adota um desconcertante amálgama de posturas ideológicas. TANTO A ESQUERDA como a DIREITA podem reivindicar a paternidade do populismo – pelo uso da palavra mágica: povo/pueblo.
O populista distribui (‘redistribui’) diretamente a riqueza, inclusive à margem das ‘custosas e emperradas’ burocracias estatais, mas não o faz graça: focaliza a ajuda e cobra obediência; cria uma idéia fictícia da realidade econômica; estimula a improdutividade e o subdesenvolvimento, em função do assistencialismo.
ESTES DEMAGOGOS caracterizam-se por sua exclusiva atenção no curto prazo – o que o povo deseja hoje é prometido. Quando o humor social muda – eles também mudam.
NÃO lhes interessa a próxima geração, MAS a próxima eleição.
E, para isso se utilizam do aparato midiático e de pesquisas de opinião pública encomendada de forma que identificam os anseios populares para promover intensa propaganda, inflacionando as ações governamentais e propalando futuras realizações que ficam somente no imaginário popular, encobrindo a corrupção, a ineficiência e a eficácia da governança populista.
pode ser sintetizada nos traços:
- 1. EXALTAÇÃO E CULTO AO LÍDER CARISMÁTICO, erigido a ‘pai dos pobres’;
-2- USO E ABUSO DA PALAVRA, não só em termos retóricos, mas também de insultos; APROPRIA-SE das palavras manipuladas pela patologia novilingüística;
-3. ‘FABRICAM’ A VERDADE – quando os fatos são contrários – são movidos por conspirações – especialmente da mídia golpista.
-4. UTILIZAM DE MODO DISCRICIONÁRIO OS RECURSOS PÚBLICOS – sem fazer a devida prestação de contas (accountability)
-5. DISTRIBUEM DIRETAMENTE A RIQUEZA PRODUZIDA pela Nação – como se dela fosse o dono;
-6. ESTIMULAM CRIMINOSAMENTE O ÓDIO DE CLASSES;
-7. MOBILIZAM PERMANENTEMENTE OS MOVIMENTOS (ANTI) SOCIAIS;
-8. FUSTIGAM SISTEMÁTICAMENTE O INIMIGO EXTERIOR (e interno), como ‘bode expiatório’ da vez;
-9. DESPREZAM A ORDEM LEGAL – especialmente a Carta Magna que ‘juram’ defender ao assumir o cargo público;
10. MINAM, DOMINAM E DEGRADAM AS INSTITUIÇÕES, especialmente as prestadores de serviços essenciais – como Justiça, saúde, educação.
1 comentários:
e o retrato desta máfia criminosa conhecida como PT, que não engana ninguém
sim, pq até os analfabetos, para representar, EXIGEM DINHEIRO NA MÃO
militantes? ora, morreram - este que vemos por aí são aproveitadors, movido a dinheiro
Postar um comentário