Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 6 de março de 2016

PF investiga se informações sobre a 24ª fase da Lava Jato vazaram


Suspeita é de que pessoas ligadas a Lula agiram para dificultar operação.

Inquérito foi aberto ainda dois dias antes da deflagração da nova fase.


Fernando Castro
Do G1 PR


A Polícia Federal (PF) investiga o vazamento de informações sobre a deflagração da 24ª fase da Lava Jato. A suspeita é de que pessoas ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus familiares tenham agido para dificultar o cumprimento dos mandados da operação.

De acordo com o delegado Igor Romário de Paula, um inquérito foi aberto ainda na quarta-feira (2), dois dias antes da 24ª fase ser deflagrada, para investigar as suspeitas de vazamentos. “Infelizmente, a gente tem indícios de um vazamento concreto de informações relacionadas à quebras de sigilo bancário e fiscal do ex-presidente”, disse o delegado.

A PF informou ainda que já foi apurado que pessoas ligadas a Lula e familiares agiram para mobilizar pessoas que pudessem tentar prejudicar o cumprimento de mandados. Este foi um dos motivos, conforme a polícia, para que Lula fosse ouvido no aeroporto de Congonhas, e não na Superintendência da PF em São Paulo.



“O acesso à superintendência é complicado, pode ser facilmente obstruído por manifestantes”, disse Igor de Paula.

O procurador da República Carlos Fernando de Lima também comentou os vazamentos, e disse que foi detectado que muitos dos fatos sob apuração das autoridades já eram de conhecimento das pessoas alvos das investigações.

“Esses vazamentos prejudicam, provas são destruídas e todos aqueles que tiverem atividade de obstrução à Justiça serão presos e processados”, disse o procurador. “Eles [os vazamentos] facilitam a destruição de provas, e o objetivo de toda investigação é conseguir provas”, afirmou Carlos Fernando.

De acordo com os investigadores, há indícios de que tenha havido uma “limpa de documentos” antes do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, especialmente na sede do Instituto Lula, com computadores e materiais tenham sido retirados antes da operação ser realizada.

Outro lado
O Instituto Lula afirmou que a investigação “cometeu uma arbitrariedade” com a condução coercitiva do ex-presidente Lula, e que agora buscam justificativas para essa medida. Ressaltou ainda que os próprios investigadores e o juiz Sérgio Moro reconhecem que não existe antecipação de culpa e comprovação de nenhum crime, de forma que não faz sentido discutir destruição de provas de supostos crimes que não foram comprovados.

A entidade informou ainda que, assim a empresa de palestras de Lula, forneceu às investigações todos os dados que foram requeridos, e que há quebras de sigilo do ex-presidente desde agosto de 2015. Os dados demonstram, segundo o Instituto Lula, que nem o ex-presidente, tampouco familiares cometeram quaisquer crimes.


Lula recebeu visita da presidente Dilma Rousseff neste sábado, em São Bernardo (Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)


24ª fase

O objetivo desta etapa da Lava Jato é apurar se o ex-presidente foi beneficiado diretamente com os esquemas de desvios de recursos da Petrobras. Segundo o Ministério Público Federal, há ainda indícios de que Lula tenha recebido um apartamento no Guarujá e um sítio, como forma de pagamento pelas vantagens dadas a construtoras envolvidas nos casos de corrupção.

Ambos os imóveis não pertencem a Lula ou familiares nas escrituras. No entanto, o MPF acredita que isso se trata de ocultação de patrimônio. No caso do sítio, o imóvel é de propriedade de dois sócios de Fábio Luis da Silva, filho de Lula. Já o apartamento, um tríplex no edifício Solaris, no Guarujá, pertence a construtora OAS.

O sítio, segundo as investigações, recebeu uma ampla reforma paga pela construtora Odebrecht. O local é usado pela família do ex-presidente com certa frequência e chegou a receber festas organizadas por Lula quando ele ainda estava na presidência, com a presença de políticos de várias esferas.

Um desses imóveis era o Condomínio Solaris, cujas obras foram assumidas pela construtora OAS, após a falência do banco. Alguns proprietários das cotas resolveram aceitar os imóveis, outros, no entanto, disseram que preferiam receber o dinheiro investido de volta. Lula diz que está na segunda leva de investidores e que não é dono do imóvel.

No entanto, depoimentos colhidos pelo MPF apontam indícios de que uma reforma no valor de R$ 800 mil, paga pela OAS, foi feita a pedido da família de Lula. A mulher dele, Marisa Letícia, teria inclusive vistoriado parte da reforma no local, conforme as investigações.


05/03/2016

1 comentários:

AHT disse...

NADA MUDARÁ, SE O POVO NÃO SE DECIDIR PELA AÇÃO E A OPOSIÇÃO CONTINUAR INDIFERENTE À REALIDADE.

Um dos problemas do Brasil: ser entretido pelo TRIO ILUSIONISTA, formado pelo PT, PMDB e PSDB.

Sexta-feira, 4/abril/2016, surpresa para 205 milhões de brasileiros: Lula foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento à Lava Jato. Todo mundo agitado, TV e Internet noticiando e comentando, mas a Oposição estaria discutindo a eleição de 2014 e não captou a “ocorrência” em tempo.

Nesse dia, no Tabuleiro Nacional de Xadrez, a Lava Jato aplicou um "xeque" no Lula e no que ele representa. Friamente analisando, Lula auferiu significativa vantagem: pôde discursar e provocar dúvidas entre aqueles que há pouco tempo eram eleitores e favoráveis a ele, mas ao sentirem os efeitos da atual Crise, tinham aderido ou prestes a aderir à população insatisfeita e manifestando “Fora PT, Dilma e Lula”.

Depois que o Lula depôs e foi liberado, discursou ao vivo pela TV e inflamou a sua plateia particular — a cúpula, escalões e militantes do PT e aliados. A cobertura, principalmente da TV, melhor não poderia ser: uma verdadeira propaganda eleitoral gratuita em favor do “Lula candidato em 2018”. De fato, uma produção bem elaborada e tempo mais do que suficiente para o Lula se defender, dar uma forcinha para a Dilma, chuchar e motivar o PT à luta, atacar a Oposição, a imprensa golpista e a Lava Jato. Pela Lava Jato, seus porta-vozes: comportados e tímidos diante das câmeras e microfones. Pela Oposição, há de se convir: nesse dia, estaria nos gabinetes e acompanhando tudinho pela TV?

Os efeitos das falas de Lula já podemos aferir a partir de agora. Não será surpresa nos depararmos com previsíveis opiniões e frases, tais como:
“Quem tem a Mídia do seu lado e um marqueteiro expert em manipular a Opinião Pública terá grandes chances para virar o jogo a seu favor. Ainda mais com essa tímida Oposição, sempre apática (seria rabo preso?).”
• "Pensando bem, foi sacanagem o que fizeram com o Lula sexta-feira que passou.”
• “Ele nunca se negou a prestar declarações.”
• “Pode até ser que tenha roubado e deixado roubar, mas o que fez de bom para o povo, nunca antes teve outro igual.”.


No Tabuleiro Nacional de Xadrez, ao povo vem sendo destinada apenas a função de "peão" ou, no máximo, "cavalo". Mas, justiça seja feita: xadrezista e estatisticamente calculando e tendo-se por base dados da época da “Copa do Mundo de 70”, concluiremos: “À cada noventa milhões de habitantes surge do meio do povo, e de fato surgiu, um Líder com chances de ser Estadista, considerado por seus mais entusiasmados admiradores como o Salvador da Pátria.”

Portanto, considerando-se que a atual população do Brasil é estimada em 205 milhões, eis a questão: “Cadê outros dois, ou pelo menos um que tenha se destacado como proeminente Líder e com chances de vir a ser exemplar e eficaz Presidente da República, um Estadista aos olhos de outras Nações, e não um “rei” exímio e genial ilusionista?

O “rei”, para sucede-lo, optou por eleger e reeleger uma “bispa”, mas ele e a “bispa” traíram os “peões”, “cavalos” e “torres” e... (cada leitor completará este parágrafo. Estamos combinados?)

Tomara que a Lava Jato seja excelente em estratégias e táticas do Xadrez, capaz de aplicar “xeque mate” e ganhar o dificílimo embate, conquistando a tão desejável Taça e o Prêmio de valor incalculável bancado por alienígenas visitando a Terra: “Extirpar 99,99% da canalha corrupta e virulenta que está sugando e depauperando o Brasil.”

De nada adiantas sonhar e contar que a Lava Jato e outras Operações conseguirão — sem o apoio do Povo, dos políticos verdadeiramente de escol e das Instituições Públicas e Civis —, tornar realidade a única solução para os problemas e males que tanto afligem a Nação Brasileira: tornar o ESTADO VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICO DE DIREITO!

No Brasil, utopia? Em alguns países é realidade. Portanto...

AHT
06/03/2016 (rev.)