Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dilma perdoou dívida de países africanos de olho em 2014


Reportagem de VEJA desta semana mostra que, por trás de presente de US$ 840 milhões, está a necessidade de ajudar empreiteiras amigas do governo

Otávio Cabral
 

Dilma entre os governantes africanos: dívida de 840 milhões de dólares perdoada (Roberto Stuckert Filho)

Na comemoração dos cinquenta anos da fudação da União Africana, realizada na semana passada na Etiópia, a presidente Dilma Rousseff deu aos anfitriões um presentão de 840 milhões de dólares. O valor equivale ao total da dívida que doze países do continente haviam contraído com o Brasil e que a partir de agora não terão mais de se preocupar em pagar. O governo brasileiro os perdoou.

Foi o pragmatismo eleitoral, mais do que a solidariedade aos povos sofredores, que orientou a decisão da presidente Dilma de perdoar a dívida dos países africanos. A questão é que empreiteiras, mineradoras e produtoras agrícolas que querem atuar nesses países com financiamento do BNDES (o órgão acaba de aprovar a criação de um escritório de representação na África do Sul). Ocorre que a legislação impede a concessão de benefícios a nações com dívidas atrasadas junto ao Brasil. Ao abrir mão da cobrança dos débitos, medida que ainda precisa ser aprovada pelo Senado, o governo pretende remover essa barreira – e deixar o caminho livre para as empresas amigas.

Para ler a continuação dessa reportagem compre a edição desta semana de VEJA no IBA, no tablet ou nas bancas.

Outros destaques de VEJA desta semana

2 comentários:

MikePernambuco disse...

Por coincidencia,,,sao todos ditadores esquerdistas,,,, e quem disse que o PT nao lambe os dedos nisso ??? Com uma forcas armadas dessa, temos so' que chorar. Gosto muito desse blog. Nao so' pelas mate'rias,mas tambem pelos comentarios. Isso e' o comunismo, isso sao os esquerdistas. Tambem como exemplo, o lula preto,,,OBAMA. Quando o Lula disputou com Color, meu pai disse,,," se Lula ganhar, o Brasil tera' um retrocesso de mais de 20 anos. E ele continuou " tudo que Lula toca,,,apodrece ". Na e'poca, eu com cerca de 22 anos e ja' casado, sabia da infelicidade dos que viviam sob o comunismo. Meu pai fana'tico por livros diversos, nao parava de comprar qualquer um que relatasse fugas desse regime medieval, mas nunca ficcao, sempre real. Sou do interior de Pernambuco. Uma cidade grande, mas naquele tempo nao tinha muita diversao. E ler aventuras reais me fascinava. Meu pai nunca foi militar ou poli'tico. Era um simples administrador de um fa'brica. Mas seria um grande poli'tico, sem du'vida. Quando ele se referiu ao Lula eu disse, - mas ele nao vai ganhar, e' muito pequeno diante do Collor,,,ai meu pai disse " so' que ele nao vai parar por ai, voce nao conhece a mente comunista " Meu pai desencarnou em acidente de carro a' anos. Como gostaria de estar com ele ainda,,, so' pra dizer,,," porra,,,pai,como o sr. tinha razao ",,,eu nao tinha entendido essa frase ao pe' da letra. Hoje estamos nessa situacao que so' o Exercito resolvera',,,,mas um exercito com generais e nao papagaios. Como nossas Forcas Armadas que estao mais para uma "Associacao de Funciona'rios Pu'blico " do que para a missao que lhes confere,,,,volto a dizer ja' era,,,ja' era irmaos,,, a foice entrou demais na carne,e nosso exercito e' conivente. Tenho lido demais, depois da era PTista, sobre subida de comunistas ao poder no mundo,,,seguem a mesma regra,,,a mesma manha dos que conseguiram. Manuais nao lhes falta. O que o Lula fez de mal ao brasil, desde antes de ser eleito presidente na mutreta, ate' hoje,,, se fosse julgado por um tribunal se'rio,,,,seria enforcado. Nunca nosso pai's teve um traidor a altura de Lula e Dilma. Dias piores virao, e o exercito e' o responsa'vel, por saberem, e serem coniventes. - Desabafo de um leitor assi'duo do blog. Betopernambuco

Anônimo disse...

AH VÁ! E falta papel higiênico na Venezuela porque as pessoas comem mais! ISSO AÍ CHEIRA A CAIXA 2!! DEPOIS OS DITADORES AFRICANOS DEPOSITAM METADE DO VALOR DIRETO NA CAMPANHA DO corruPTos!!