Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Após tumulto e vandalismo, Mocidade é declarada campeã do Carnaval



Após confusão
que interrompeu a apuração do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre foi declarada a campeã de 2012.

A escola foi a única a tirar nota 10 em todos os quesitos.


DE SÃO PAULO

A agremiação desfilou com enredo baseado no livro "Tenda dos Milagres", de Jorge Amado, para tratar de temas como a escravidão e a cultura afro-brasileira. Este é o oitavo título da história da escola.
Rubens Cavallari/Folhapress
Mais cedo, torcedores lotaram a quadra da Mocidade Alegre

O resultado da apuração foi divulgado na noite de hoje por Paulo Sérgio Ferreira, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba e da Vila Maria.


Segundo ele, foi feita uma votação para definir como seria o resultado: 7 dos 12 presidentes de escolas aprovaram a manutenção das notas até o momento da interrupção. Os cinco votos vencidos queriam a anulação da apuração.

Com isso, em segundo lugar ficou a Rosas de Ouro, seguida por Vai-Vai, Mancha Verde e Unidos de Vila Maria. Pela previsão inicial, as cinco escolas devem voltar ao sambódromo na sexta (24) para o desfile das campeãs, com as duas primeiras colocadas do Grupo de Acesso.
CONFUSÃO

À tarde, durante a apuração das duas últimas notas das escolas, um integrante da Império de Casa Verde invadiu a área onde as notas eram lidas, pegou e rasgou os documentos. A confusão se espalhou, e um carro alegórico que estava estacionado em um pátio do sambódromo foi incendiado.

Segundo a polícia, o rapaz que invadiu a área da apuração é Tiago Ciro Tadeu Faria, 29. Ele acabou detido depois, com outras quatro pessoas. O advogado dele, Eduardo Moraes, foi à delegacia mas não quis dar entrevista.

Enquanto os suspeitos eram ouvidos e representantes das escolas discutiam o resultado da apuração, integrantes da Mocidade comemoravam antecipadamente, na quadra da escola. Como a definição demorou, a festa foi cancelada.

Ficaram em penúltimo e último lugares, respectivamente, as escolas Pérola Negra e Camisa Verde e Branco. Elas devem ser rebaixadas e desfilar em 2013 pelo Grupo de Acesso.

Josélia Alves, diretora da Camisa, disse que vai entrar na Justiça contra o resultado. Ela quer que o Carnaval deste ano seja cancelado.

Sebastião Moreira-18.fev.12/Efe

HISTÓRIA

A Mocidade foi fundada em 24 de setembro de 1967 por um grupo de amigos, e é carinhosamente chamada de "Morada do Samba". Seu barracão, no bairro do Limão (zona norte de SP), é conhecido pelo ambiente familiar e acolhedor.

A escola ostenta as cores vermelho e verde, é presidida por Solange Cruz Bichara Rezende. Marcos Rezende, mais conhecido como mestre Sombra, acumula as funções de vice-presidente e mestre da bateria nota 10 da escola.

Logo após o início da sua fundação, a escola venceu os Carnavais de 1971 ("São Paulo e Seus Carnavais"), 1972 ("São Paulo, Trabalho, Seresta e Samba") e 1973 ("Odisseia de uma Raça"). Depois de um jejum de sete anos, voltou a vencer em 1980 com o enredo "Embaixadas do Sonho e Bamba - A Festa do Povo".

Novamente a agremiação amargou um jejum de títulos até o ano de 2004, com uma homenagem à cidade de São Paulo --os 450 anos da cidade foram comemorados em 2004-- com o samba-enredo "Do Além-Mar à Terra da Garoa... Salve Esta Gente Boa".

Em 2007 a escola voltou a vencer com o enredo "Posso ser Inocente, Debochado e Irreverente... Afinal, Sou O Riso dessa Gente!!!". Em 2009, outro título foi conquistado com o enredo ""Da Chama da Razão ao Palco das Emoções... Sou Máquina, Sou Vida... Sou Coração Pulsando Forte na Avenida!!!"

No ano passado, a escola havia ficado em 7º e nem chegou a desfilar com as campeãs.
21/02/2012


0 comentários: