Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Confusão na defesa comercial


EDITORIAL
O Estado de S.Paulo



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, continua conduzindo de forma atabalhoada a política brasileira de defesa comercial

Ele acaba de prometer um novo regime fiscal para a importação de têxteis e confecções, com o objetivo declarado de criar uma barreira contra produtos subfaturados ou importados em condições predatórias.

"Já vi terno importado com valor de US$ 3 e até US$ 1,50, o que não paga nem o botão", disse o ministro, ao anunciar a substituição da tarifa cobrada sobre o valor do produto por uma taxa fixa sobre o quilo da mercadoria importada.
 

No jargão profissional, será uma troca da alíquota ad valorem (aplicada sobre o valor) por uma ad rem (incidente sobre a coisa, isto é, sobre o bem material).

A solução pode parecer atraente, mas é uma saída perigosa e tecnicamente ruim.


A preocupação com a concorrência movida por produtores de vários países emergentes, especialmente da China e de outros países da Ásia, é perfeitamente justificável.

São igualmente justificáveis as dúvidas quanto às condições de formação de preço nessas economias. Além disso, a mudança de um para outro sistema de tributação é, em princípio, legal e menos sujeita à contestação na Organização Mundial do Comércio (OMC), do que a proteção adotada para a indústria automobilística no Plano Brasil Maior. Mas a medida é insatisfatória por mais de uma razão.

Do ponto de vista formal, cria uma complicação com os parceiros do Mercosul, porque toda a Tarifa Externa Comum do bloco é definida em termos ad valorem.
Mesmo sem esse problema, a alteração do regime poderá custar caro ao País, porque a defesa baseada numa alíquota específica é muito grosseira e é geralmente evitada no comércio de bens industrializados.

Outros governos serão tentados a retaliar de alguma forma ou a pressionar as autoridades brasileiras em busca de compensação.

Além do mais, o ministro da Fazenda parece um tanto confuso a respeito do assunto.

Ao anunciar os preparativos para a aplicação das tarifas ad rem, mencionou a conversão dessa medida numa salvaguarda para o setor têxtil, semelhante à adotada para a indústria de brinquedos.

Mas a política de salvaguardas, disciplinada pelo sistema internacional de comércio, é totalmente diferente.

É aplicada por meio da elevação de tarifas ad valorem ou da criação de cotas. Para adotar essa política, as autoridades, depois de recebida a queixa, devem provar a ocorrência de um surto de importação gravemente danoso à indústria nacional.

Segundo a associação da indústria têxtil, os números mostram tanto o surto - 40% de aumento da importação em um ano -
quanto o estrago imposto à indústria local, com redução de 15% na produção de têxteis e de 4% na de roupas.

Leia mais.


 30/12/11


1 comentários:

Anônimo disse...

Guido Mantega já aprendeu a lição e prega um ufanismo sem precedentes a um povo ignorante que está preocupado só com o futebol sem se preocupar com o roubo no dinheiro público. Deus queira que o Brasil perca a Copa para acordar a mediocridade brasileira. Mas mesmo assim vai ser tarde demais porque esses corruptos já deverão estar com os bolsos bastante cheios.