Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Fim do mistério


Chávez quebra silêncio em Havana e admite que fez operação para retirada de tumor

Janaína Figueiredo, correspondente
o globo

BUENOS AIRES - Três semanas depois de ter sido operado de urgência em Cuba e em meio a uma usina de rumores sobre sua saúde, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou nesta quinta-feira, em mensagem transmitida por rede nacional de rádio e TV, ter sido operado em Havana para eliminar "um tumor abscedado com presença de células cancerígenas".

Visivelmente abalado por uma doença que fora revelada por meios de comunicação locais mas até agora era negada pelo Palácio Miraflores (o Executivo venezuelano), Chávez assegurou que continuará à frente do governo, apesar de estar em tratamento para "combater as diferentes células encontradas" pelos médicos cubanos.

- Obrigado meu povo, obrigado vida minha, até a vitória sempre. Nós venceremos - assegurou Chávez, que, segundo versões não oficiais, teria emagrecido 12 quilos.

O presidente venezuelano não informou a data em que retornaria ao país, uma das principais incógnitas que continua inquietando aliados e adversários do líder bolivariano.

No próximo dia 5 de julho, a Venezuela comemorará seus 200 anos de independência e o governo está organizando um grande desfile militar que, na eventual ausência de Chávez, será comandado pelo vice-presidente Elias Jauá.


0 comentários: