Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 7 de junho de 2011

Oposição quer ter acesso às informações repassadas à PGR pelo ministro Palocci

Nova ofensiva para investigar Palocci vai fechada em reunião nesta terça

Foto: Wilson Dias/ABr


Em resposta à decisão do procurador Geral da República, Roberto Gurgel, de barrar a abertura de investigação contra o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, os partidos de oposição anunciaram nesta terça-feira (07/06) uma nova ofensiva para passar a limpo o enriquecimento recorde do petista.

Além de requisitar acesso às informações completas repassadas à PGR pelo ministro, PPS, PSDB, DEM e PSOL anunciaram que ingressarão com seis novas representações no Ministério Público, intensificarão a coleta de assinaturas para a abertura de uma CPI e convidarão o procurador a explicar sua decisão no Congresso.


“O arquivamento do pedido de investigação contra Palocci não encerra o caso. Ninguém se convenceu ainda da lisura dos negócios do ministro, que multiplicou seu patrimônio por 20 em 4 anos. Prova disso é que o pedido de abertura de CPI ganhou novas adesões da base governista no Senado. Já contamos com 23 assinaturas”, ressaltou o líder do PPS, deputado federal Rubens Bueno (PR).

Para a instalação da comissão é necessário o apoio de 27 senadores. “Um grupo do PMDB também está disposto a assinar”, adiantou o parlamentar.

Para Rubens Bueno, ao contrário do que avalia o governo, a decisão do procurador-geral levantou novas dúvidas sobre os negócios do ministro.
“Para a sociedade ficou claro que o procurador protegeu Palocci e abriu mão do papel constitucional da PGR de apurar ações suspeitas de ministros de Estado. Ele agiu como um consultor do Planalto. Até porque aguarda que a presidente Dilma lhe reconduza ao cargo”, afirmou o líder do PPS.
Ações

Em Brasília, a oposição requisitará a PGR a cópia da documentação de Palocci que baseou o arquivamento da investigação, e pedirá que o material seja repassado também para o Ministério Público Federal no Distrito Federal, que abriu inquérito para apurar prática de improbidade administrativa.

Em São Paulo a ofensiva inclui novas representações no ministério público federal e estadual para que investiguem as denúncias de que o ministro teria alugado um apartamento de um “esquema de laranjas”.

Além disso, pedirão ao MP uma apuração sobre a relação da Projeto, empresa de Palocci, com a empreiteira WTorre.

Na avaliação da oposição, há indícios de tráfico de influência, já que a cliente do ministro tinha negócios com a Petrobras e o fundo de pensão dos funcionário da Caixa (Funcef).

A escolha de São Paulo para o ingresso das ações se deve ao fato das empresas terem sede no estado.

1 comentários:

Vicente Cavaliere disse...

Tempos atrás, a partir de 1967, eu assistia à série “Os Invasores” (“The Invaders” - ) na extinta TV TUPI, no Rio de Janeiro.

O tema da série versava sobre alienígenas que tomavam a forma humana com o objetivo de conquistar a Terra.

De acordo com a história, eles já estavam infiltrados (aparelhamento) em todas as instituições e atividades do planeta: na política, no sistema judiciário, nas universidades, na polícia, nas forças armadas, na imprensa, nos bancos etc. Seu sistema de informações era perfeito, de modo que sabiam as preferências políticas dos cidadãos e controlavam as suas contas bancárias e outros dados sigilosos, além de controlar a receita federal.

Assim, manipulavam as leis a seu favor, influíam nas decisões políticas e na opinião pública e perseguiam todos os cidadãos que pretendiam combatê-los.

A única forma de identificá-los era por meio de seus dedos mínimos das mãos, os quais eram rígidos por não possuírem articulações.

Hoje, vejo que a realidade imita a ficção. Vemos os invasores petralhas aparelhando todas as instituições e atividades nacionais. Quem é contra eles é perseguido pelos “milicianos”. Até os blogs são invadidos com mensagens ameaçadoras, enviadas por anônimos fanáticos, a maioria com URLs de órgãos públicos.

Seu objetivo é a tomada do poder (ou melhor, eles já estão no poder e pretendem agora o poder absoluto), não importando o meio que utilizem para obtê-lo.

A corrupção, o cinismo e a mentira são ferramentas de trabalho.

Em tempo, por coincidência, o líder dos petralhas também tem um problema com o dedo mínimo da mão...

Ontem vimos a atuação de um deles, o Roberto Gurgel, livrando o Palocci das acusações...

Agiu da forma como sempre agirá qualquer INVASOR...