Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 9 de janeiro de 2011

OPINIÕES DE CIDADÃOS BRASILEIROS PUBLICADAS NO JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO


Opiniões do Leitor


 07.11.2011


PRIVILÉGIOS E MORDOMIAS
Mal para o País

É ultrajante, incompreensível e indigno que os filhos do ex-presidente Lula tenham recebido passaporte diplomático. É também ofensivo que Lula passe férias à custa do povo brasileiro. Nunca antes neste país tivemos exemplos tão deletérios para o povo. Como bem disse Roberto Macedo em seu excelente artigo de ontem (A2), Lula não foi nem ótimo nem bom. Só compreenderão o mal que ele fez ao Brasil daqui a algum tempo, mesmo esses que o idolatram sem saber por quê.


MARIA TEREZA MURRAY


Mau exemplo

Lula não se conforma em não ser mais presidente, pode-se compreender. O que não combina com um cidadão que foi presidente é a falta de escrúpulos, de compostura e, por que não, de educação de um homem público que usa suíte presidencial em unidade do Exército no Guarujá e dois dias antes de deixar o cargo solicita passaportes diplomáticos para os filhos. Atitude incompreensível de quem se diz estadista.


MARIO NEGRÃO BORGONOVI


Por que o espanto?

Afinal, como herdeiros de nosso Rei Sol, do nosso Grande Líder, da Encarnação do Povo, os filhos de Lula têm direito divino a passaportes diplomáticos. Eles estão muito acima de nós, reles plebe que precisa enfrentar filas de meses para obter um passaporte comum. Sem contar os vistos, dado que países como EUA e Japão ainda não se deram conta da grandeza desta terra e de sua gente.



MARCELO GUTERMAN


Rei morto, rei posto

Gostaria de saber com quem devo falar para passar alguns dias sob proteção e curtindo a tranquilidade da Praia do Forte, no Guarujá, onde o cidadão Luiz Inácio passa férias à custa do povo brasileiro. O sr. Luiz precisa entender que suas mamatas acabaram, pois rei morto, rei posto. Sou contra ex-alguma coisa continuar a ter certos privilégios. Ele agora é cidadão comum, deve respeitar a Constituição e todas a leis vigentes neste país, caso contrário deverá pagar por seus atos, ou vai continuar a ter imunidades e a zombar de tudo e de todos. Como ele classifica a herança interna e externa que deixou? Acorda, Luiz, tua realidade agora é outra.



JOSÉ FERNANDEZ RODRIGUEZ


GOVERNO DILMA


Mais do mesmo

Em editorial de 5/1 (A3) o Estado demonstrou que a presidente Dilma Rousseff não conseguirá andar com suas próprias pernas e, o que é pior, tropeçará tentando andar com quatro: as delas mais as do criador, Lula. Prova emblemática disso é a atuação do "chanceler fantasma" Marco Aurélio Top Top Garcia, que continua deitando e rolando na política externa, sem dar a mínima para o novo ministro das Relações Exteriores. Sintomaticamente com a mesma estatura de seu antecessor, o ministro Patriota ficará limitado a cuidar da casa Itamaraty, destituída de seu antigo brilho e reduzida a repartição burocrática.



HÉLIO DE LIMA CARVALHO


QUINTO MUNDO

O Itamaraty concedeu de forma arbitrária passaporte diplomático aos filhos de Lulla, enquanto ele e sua família continuam usufruindo as mordomias a que se habituou durante oito longos anos. Que país de Quinto Mundo é o Brasil? Não se extradita terrorista para um país democrático, mas extraditam-se, sim, atletas para ditaduras. Infelizmente, seremos sempre assim enquanto o povo não for educado para exigir de seus dirigentes posturas corretas. Que vergonha!



Deborah Ma

A FARRA CONTINUA

Quando você pensa que a era dos absurdos de Lula acabou, vem o hoje desmoralizado Itamaraty nos surpreender, concedendo passaportes diplomáticos aos filhos do ex-presidente. Tudo no apagar das luzes do fim de mandato de Lula. Ou seja, 29 de dezembro de 2010...


Com que direito se fez essa concessão?! Será que o fantasma das excrescências da gestão de Lula vai continuar desrespeitando nossas leis, mesmo no período de Dilma?


Chega de esculhambação com a nossa Nação! Este tipo de lulismo nós repudiamos...



Paulo Panossian


INVESTIGAÇÃO MINUCIOSA

É vergonhoso que o Itamaraty se tenha prestado ao papel de dar passaportes diplomáticos aos filhos do ex-presidente Lula, válidos por quatro anos, dois dias antes de ele deixar o cargo. Tal concessão de passaportes diplomáticos foi feita em desacordo com a lei, em clara ofensa aos princípios da legalidade, igualdade, impessoalidade e moralidade, além de ser um ato antiético. A lei deveria ser igual para todos, sem quaisquer privilégios. Já está na hora de Ministério Público, Polícia Federal e Receita Federal abrirem uma investigação minuciosa sobre os filhos de Lula: além dos passaportes diplomáticos, um deles virou acionista de uma empresa milionária e residia em apartamento nos Jardins avaliado em R$ 1,8 milhão, sem gastar um centavo. É um péssimo exemplo que Lula dá ao povo brasileiro.



Renato Khair


FALSO ESTADISTA

Parece que o Lula nunca se vai afastar do cargo de presidente. Já não bastava o seu vergonhoso último ato (não concedendo a extradição do Battisti), agora, já fora de suas funções, obteve passaporte diplomático para dois de seus filhos (concedido pelo Itamaraty) e reuniu a família no Forte dos Andradas (Guarujá). Exemplos claros que, como sabemos, nunca seriam atos de um estadista como ele julga ser.


Laert Pinto Barbosa


BENESSES

Marco Aurélio Garcia, o "famoso" assessor de Lulla, mantido no governo Dillma, diz que passaportes de filhos de Lula são irrelevantes.


Ora, bolas! Sim, tudo é irrelevante: as contas secretas do Planalto, o mensalão (que não existiu, para elles), os dólares na cueca, o escândalo dos Correios, os acordos (troca de cargos e dinheiro público) com o Executivo e o Congresso, etc., etc., etc. Também são irrelevantes as mordomias que a família Lulla está desfrutando em área privativa do Exército Brasileiro no Guarujá?


A corrupção, a leniência, a falta de ética e de pudor, a "herança maldita" de FHC, tudo também é irrelevante, sr. Garcia? Não se esqueça que a moral, a ética e a cidadania não são irrelevantes, ao contrário, são MUITO RELEVANTES para um governo que deve dar o exemplo positivo, não negativo, de como administrar e gerir as coisas públicas, de "todos os brasileiros", não só de um grupo palaciano. Os mínimos detalhes, sr. Garcia, fazem a diferença.



Sérgio Freire

O ‘CARA’ (DE PAU)

O que até agora veio à tona (outras coisas virão e muitas permanecerão camufladas) é que Lula aproveitou não apenas as delícias do poder enquanto presidente, mas cuidou para que se estendam o máximo possível, em benefício próprio. Por exemplo, está utilizando hospedagem grátis (paga com dinheiro do povo) nas dependências do Exército em praia do Guarujá, o que é manifestamente imoral e sem justificativa ética; trouxe para São Paulo 11 caminhões de presentes que amealhou enquanto presidente, um dos quais refrigerado para o transporte de bebidas, coisas que pertencem ao povo, não a ele; solicitou e obteve a concessão ilegal de passaportes diplomáticos para seus filhos, válidos pelos próximos quatro anos. Lula revela-se em toda a plenitude, mostrando que realmente é o "cara" de pau, o que já era notório. Vamos abrir no Orkut a comunidade sobre os privilégios do ex-presidente.



Paulo Serodio


MONARQUIA

Neste pobre país de tão poucas raízes republicanas, de um povo inebriado pelo crediário consumista e alheio ao escárnio espetaculoso de representantes políticos prendado as finanças públicas e apropriando-se do Estado e de seus privilégios típicos de republiquetas de bananas, o instituto da reeleição (obra e graça da patética oposição peessedebista, que se apequena, dia a dia) e da ascensão de Lula ao poder, com toda a sua carga amoral e oportunista, demonstrada ad nauseam desde que era líder sindical, nos anos 80 do século passado, criaram uma nova dinastia, que lhe faculta impunidade, riqueza súbita, passaportes diplomáticos, áreas militares e seus capangas a serviço do descanso do imperador. A monarquia de fato que o País ostenta é a paga pós-eleição aos incautos brasileiros.



Nelson Gomes Affonseca


CHEFE?!

Militares abordaram jornalistas da Folha de S.Paulo, numa embarcação em mar aberto, tomaram-lhes os equipamentos e os celulares, e avisaram: "Sabe que nós fazemos a segurança do chefe, e o chefe não gosta de ser incomodado quando ele está descansando." Os agentes Mizael, Rodrigues e o sargento do Exército Frederico estão muito mal informados. Lula, hoje em dia, é chefe só de dona Marisa.



Mas reclamar pra quem?

Lula é o dono do Brasil. Comprou a propriedade de "porteira fechada", incluindo móveis, utensílios, oposição, jornalistas, apresentadores, rádios, emissoras de televisão, jornais e revistas, Ministério Público, Procuradoria-Geral, Exército e policias. Ele faz o que quer, na hora que bem entende. E você, cidadão, eleitor e contribuinte, não tem a quem reclamar. Durma com um barulho desses, vá chorar na cama, que é lugar quente. Tire o cavalo da chuva. Tá tudo dominado.


Maria Cristina Rocha

CENSURA

O que aconteceu com os repórteres da Folha de S.Paulo, no Guarujá, na ocasião em que estavam trabalhando, simplesmente cumprindo os deveres que o cargo exige, cobrindo as férias de Lula, foram expulsos sob alegação de invasão de área militar, motivo este negado pelos jornalistas. Como devemos interpretar essa atitude? Uma afronta à liberdade de imprensa ou uma "censura", que é o que vem ocorrendo com o Estadão há 525 dias.



Angelo Tonelli

Inebriado pelo poder conquistado após décadas de inveja explícita e, uma vez que sua subalterna não dá mesmo as cartas, o desencarnado continua a se lambuzar com mordomias pagas pelo povo. Hospedagem gratuita em suíte presidencial seria um pecado menor se sua prole não se beneficiasse de passaportes diplomáticos, pois representará o País (?) mesmo sem ocupar nenhuma posição que justifique tal procedimento. Onde e por que o Brasil necessitaria ser tão inconvenientemente representado?


Flavio Marcus Juliano


CASA DA MÃE JOANA

O "ex" Luiz Inácio Lula da Silva está hospedado em instalações oficiais com toda a família, despesas por conta do contribuinte. Enquanto isso, lá no desmoralizado Itamaraty, o grande Celso Amorim, para fechar com chave de ouro sua vergonhosa passagem pelo Ministério das Relações Exteriores, dá passaporte diplomático com validade de quatro anos, até 2014, para os filhinhos do "cara". Viva o profeta Charles de Gaulle ("o Brasil não é um país sério", teria dito há 45 anos). Nem Nostradamus acertou tanto.



Humberto de Luna Freire


HOMEM DO POVO?

O ex-presidente, talvez o homem público que mais esbanjou dinheiro público desde Pero Vaz caminha, está usando o forte do Exército no Guarujá para descansar graciosamente - mantinha 68 homens na cozinha dele em Brasília, para cuidar de sua alimentação. E esse senhor se diz "homem humilde, encarnação do povo, operário" e outras baboseiras.


Em fevereiro, vai pedir à presidente Dilma Rousseff para ser "aspone" em Brasília, pois quer mais dinheiro do governo, do tipo cartão de crédito, com o qual ele gastava em média R$ 1 milhão por mês.



Celso de Carvalho Mello


LULA E O ESTELIONATO DA OPINIÃO PÚBLICA

Em discursos no final do mandato, o ex-presidente Lula declarou que foi muito fácil administrar o Brasil e não vi nem ouvi nenhum tipo de repercussão dessa frase na imprensa, apenas reproduziram sua fala.


Como alguém pode considerar fácil administrar o Brasil, com todas as complexidades e os problemas que temos em nosso pais? A reposta não pode ser outra: ele simplesmente não administrou o País nem um dia sequer, ficou o tempo todo discursando em palanques, usufruindo a estrutura montada pelo governo anterior.


Ora, se a imprensa não teve coragem de condenar nem mesmo essa manifestação do então presidente, está aí a prova claríssima de que a altíssima popularidade de Lula foi alcançada através da cumplicidade dos meios de comunicação, que praticamente não reprovaram seu comportamento de se promover o tempo todo, distorcendo a realidade dos fatos.


O mais curioso disso tudo é que a imprensa foi atacada por ele e por seus "companheiros" durante os últimos oito anos, como se fosse uma atitude de chantagem adicional, para manter a imprensa razoavelmente sob controle.


Temos que ser realistas, fora distribuir Bolsas-Família para alguns milhões de brasileiros, no que realmente o Brasil avançou em seu governo? Na minha opinião, em absolutamente nada: a saúde, a segurança, o Judiciário, a educação, as áreas de transporte e infraestrutura continuam no mesmo estado lastimável em que sempre estiveram e também não houve qualquer avanço em temas expressivos para o nosso desenvolvimento, como reformas tributária, política, da legislação trabalhista e previdência, entre outros.


Então, como explicar o fantástico índice de aprovação do então presidente? Só pode ser fruto de propaganda maciça, enaltecendo feitos que nunca ocorreram, e temos de ser honestos, isso só foi possível com significativa ajuda dos meios de comunicação.


Bem, se isso não é um estelionato da opinião pública, o que é, então?

Paulo Roberto Curi


A FARRA DO BOI...

Oito caminhões com a mudança, férias privilegiadas no Guarujá, passaporte diplomático para os rapazes. Ainda bem que os Lula da Silva deixaram o poder. Ou não?



Eliana Pace

JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO



0 comentários: