Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Bovespa cai 4,01% com investidores frustrados com posse de Obama

" Era de se esperar que não fosse feito nenhum discurso técnico, específico sobre economia. O discurso (de Obama) foi mais generalista mesmo "

MERCADOS

O Globo, com agências internacionais
RIO - Um dia de expectativas e de muitos dados negativos fizeram os mercados internacionais desabar e perder praticamente todo o ganho conseguido no início do ano. Os inúmeros balanços negativos divulgados na segunda-feira e na terça-feira (na segunda o mercado americano ficou fechado), uma nova onda de pavor em relação à saúde de grandes bancos e uma frustração sobre o discurso de Barack Obama varreu os mercados nesta terça-feira. Segundo o Financial Times, para o mercado, a posse do novo presidente dos EUA foi a pior desde 1963. O mercado, principalmente o de Nova York, esperava que o novo presidente falasse sobre medidas concretas para recuperação da economia.

(Leia a íntegra do discurso e acompanhe as festas da posse de Obama .)

Em São Paulo, a bolsa de valores (Bovespa) seguiu a tendência mundial e terminou o dia com queda de 4,01%, com 37.272 pontos e volume de R$ 2,865 bilhões, enxugando os ganhos de 2009. Com o resultado desta terça-feira, a Bovespa passa a acumular perda de 0,74% no ano.

O dólar comercial fechou o dia em alta de 1,72%, cotado perto de R$ 2,372.

No mercado de câmbio doméstico, o Banco Central (BC) chegou a atuar em leilão de compra de dólar à vista, mas a moeda americana seguiu valorizada.

" Era de se esperar que não fosse feito nenhum discurso técnico, específico sobre economia. O discurso (de Obama) foi mais generalista mesmo "

- Na segunda-feira, o mercado americano não funcionou, e foi um dia em que houve muitas notícias desfavoráveis sobre a economia, como o anúncio de ajuda aos bancos feito pelo governo britânico, por exemplo. Hoje (terça-feira), não havia mesmo nenhum dado relevante para animar ou desanimar os mercados.

Talvez por isso tenha se criado tanta expectativa em torno do discurso de posse de Obama. Mas era de se esperar que não fosse feito nenhum discurso técnico, específico sobre economia.

O discurso foi mais generalista mesmo, abordando os assuntos de um modo geral.

Então, depois que acabou, o mercado financeiro seguiu fazendo os ajustes que não tinham sido feitos na segunda - comentou Kelly Trentin, analista da Corretora SLW.

0 comentários: