Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 17 de junho de 2020

'Está chegando a hora de tudo ser colocado no devido lugar', diz Bolsonaro


Presidente classificou operação contra aliados, determinada pelo STF, de 'abuso'


Por Daniel Gullino
O Globo
O presidente Jair Bolsonaro, em cerimônia no Palácio da Alvorada
Foto: Adriano Machado/Reuters/09-06-2020


BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro classificou nesta quarta-feira a operação realizada na véspera contra aliados seus, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), como "abuso" e afirmou que "está chegando a hora de tudo ser colocado no devido lugar", mas disse que não será o "primeiro a chutar o pau da barraca", sem explicar a que estava se referindo.

Analítico:O que Bolsonaro não disse

— Eu não vou ser o primeiro a chutar o pau da barraca. Eles estão abusando. Isso está a olhos vistos. O ocorrido no dia de ontem, quebrando sigilo de parlamentares, não tem história nenhuma vista em uma democracia por mais frágil que ela seja. Está chegando a hora de tudo ser colocado no devido lugar — disse Bolsonaro a apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada.

No âmbito do mesmo inquérito em que foi realizada a operação, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a quebra do sigilo bancário de 11 parlamentares bolsonaristas para apurar se eles atuaram no financiamento de atos antidemocráticos, que pediam o fechamento do STF e do Congresso Nacional.


Segundo Bolsonaro, "está chegando a hora" de "todos, sem exceção, entenderem o que é democracia". Ele disse que cada um dos Três Poderes não pode fazer o que quiser.

— Está chegando a hora de nós acertamos o Brasil no rumo da prosperidade e de todos, sem exceção, entenderem o que é democracia. Democracia não é o que eu quero, eu e você, o que um Poder quer, o que outro Poder quer. Está chegando a hora, fique tranquila.

Merval Pereira: Dificilmente será superada a crise entre o Palácio e o STF

Na noite de terça-feira, em um texto publicado em suas redes sociais que não mencionou a operação, Bolsonaro já havia criticado "ataques concretos" contra seu governo e prometeu tomar "todas as medidas legais possíveis".

Os comentários desta quarta-feira foram feitos após uma apoiadora afirmar que os outros Poderes não deixam Bolsonaro governar. O presidente disse estar fazendo "exatamente o que deve ser feito" e reclamou dos que o criticam sem ter a mesma experiência.

— Desde os anos 70 eu já estava na luta armada. Eu conheço tudo que está acontecendo no Brasil. Você está falando respeitosamente comigo. Mas tem gente que nasceu 40 anos depois do que eu e quer dizer como eu devo governar o Brasil. Eu estou fazendo exatamente o que deve ser feito.

Bolsonaro ainda disse que "terrorismo" não é "o que alguns estão achando":

— Terrorismo é você meter carro bomba em guarita no Exército, meter bomba em aeroporto dos Guarapres. É um montão de coisas. Terrorismo é isso, não é o que alguns estão achando que é.

17/06/2020

0 comentários: