Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 21 de outubro de 2018

'Lula só quis fortalecer a si, nunca fez questão que Haddad ganhasse a eleição', diz Dornelles





De saída da vida pública, vice-governador do Rio analisa a liderança de Jair Bolsonaro na disputa presidencial e aponta erros de PT e PSDB


ÉPOCA

Na última quinta-feira, o vice-governador do Rio de Janeiro Francisco Dornelles (PP) me recebeu no Palácio Guanabara. Pedi o papo para falar da campanha eleitoral desse ano e do desfecho que se anuncia para a votação no próximo domingo.

Conversamos sobre Jair Bolsonaro (seu correligionário no PP por quase duas décadas) e projetamos cenários para um eventual governo a partir de janeiro. Também tratamos de PT e Lula, PSDB e a batalha do segundo turno no Rio entre Wilson Witzel e Eduardo Paes.

Aos 83 anos, Dornelles está de saída da vida pública. Ele é o mais longevo político brasileiro em atividade — já foi ministro da Fazenda, Desenvolvimento e Trabalho, além de ter passado pelo Congresso Nacional como deputado e senador. Preferiu não se candidatar depois de quatro anos na impopular administração de Luiz Fernando Pezão à frente do Governo do Estado.


Abaixo, os principais trechos da conversa:

Como explicar a liderança nas pesquisas de Bolsonaro, seu colega de partido dos anos 90 até abril de 2015?


É difícil entender. Há três anos, ele me procurou, quando ainda estava no PP. Queria a legenda para disputar a Presidência e dizia que ganharia no primeiro turno ou daria um passeio no segundo. Não acreditei na possibilidade e avisei ainda que não poderia garantir que o partido lhe daria o apoio. Sabia que a seção nordestina do PP rejeitaria a ideia. Bolsonaro me disse então que iria para um partido pequeno. Alertei a ele para ter cuidado, pois siglas menores podem puxar o tapete e não cumprir o que prometem. Ele saiu do PP mesmo assim. O obstinado acreditou nele mesmo. É incrível, nunca houve no Brasil um candidato que veio de baixo, sem partido, e teve esse sucesso.


Collor não foi?


Collor já havia sido governador, teve pai na política e fez uma campanha muito rica. Bolsonaro não tem nada, faz uma campanha sem despesas.


Apenas o antipetismo explica Bolsonaro?


É um conjunto de coisas. O PT entrou em desgraça no país todo e ele se posicionou radicalmente contra o partido. Mas não é só isso. Bolsonaro se apresentou contra o ‘status quo’ e as regras da política tradicional. Além disso, deu atenção a núcleos. Atraiu ruralistas e militares com o discurso da segurança. Se converteu e agradou aos evangélicos, sem perder pontes com os católicos. No vazio político, acabou subindo sem perceberem. Por fim, conseguiu o milagre de reduzir a rejeição durante a campanha.


A facada em Juiz de Fora ajudou o candidato?


Sim, teve um efeito na campanha. Criou um quadro emocional no país e ele passou a ter uma dimensão muito maior na TV. Ao mesmo tempo, pode deixar de ir a debates. O sujeito que está liderando uma eleição não tem nada a ganhar indo a debates. Isso é para quem está correndo atrás, perdendo.


O senhor acha que ele está preparado para governar o Brasil?


Noto uma maturidade e evolução do Bolsonaro. Ele evoluiu no conteúdo e na forma de falar as coisas. Parece político mineiro, se porta de maneira tranquila e sossegada. Suavemente, agora está com um discurso liberal, ao contrário do que teve na Câmara dos Deputados por muito tempo. Ele tinha o pensamento do militar brasileiro, de defesa de um estado forte. Me preocupa a relação com o Congresso após a eleição. Todo presidente tem dificuldades para aprovar projetos se não conversar. Esse pessoal do partido dele é de primeira viagem. Governar o Brasil é muito difícil, com o grau de clientelismo que existe e com essa quantidade de partidos. Ele diz que não vai negociar com as cúpulas partidárias, mas individualmente ou com grupos como os evangélicos, a bancada ruralista e outros. Não será fácil.


Acha que o famoso ‘toma lá dá cá’ terá que acontecer na era Bolsonaro?


Ele vai ter que fazer de alguma forma, inevitavelmente. O confronto com os interesses de parlamentares não levará a nada.


O PT errou na estratégia eleitoral?


Acho que demoraram muito a lançar a candidatura do Fernando Haddad. O Lula achava até a última hora que poderia criar um clima de vitimização no país e ser candidato. Depois, queria o Jaques Wagner como opção. O tempo foi passando e o Haddad entrou muito tarde na campanha.


Mas em um primeiro momento a transferência de votos de Lula para Haddad aconteceu...


Sim, mas foi menor do que se pensava. Quem transferiu votos nessa eleição foi Bolsonaro. Basta olhar Minas Gerais e Rio de Janeiro (os candidatos Romeu Zema e Wilson Witzel dispararam nas pesquisas ao declarar voto em Bolsonaro).


Haddad poderia ter feito algo diferente?


Tenho boa impressão dele, mas falta malícia política. Ele nunca comandou a própria campanha e tomou as decisões que queria. Também jamais foi ajudado pelo PT, que nunca o quis candidato. O que o Lula fez nessa campanha foi para fortalecer a si próprio. Ele não fez questão que o Haddad ganhasse a eleição. O PT sempre foi fraco, o que existe é o partido do Lula. Se tirar o Lula, acaba.


Ciro Gomes poderia ter tido sorte maior com mais apoios na esquerda?


Sim. Se o PT tivesse apoiado Ciro desde o início, ele teria virado presidente. Mas o PT é incapaz de apoiar alguém, quer a hegemonia sempre.


Geraldo Alckmin foi a melhor escolha do PSDB para essas eleições


Tenho a impressão que a eleição de São Paulo com dois candidatos da base do PSDB afetou o Alckmin. Ele não teve nem o apoio do João Dória nem do Márcio França. Em 2014, Aécio abriu 7 milhões de votos de diferença contra Dilma em São Paulo. Aqui no Rio a mesma coisa. Eduardo Paes nunca pediu voto para o Alckmin. Internamente, a candidatura de Alckmin também nunca recebeu a benção do partido. Líderes como Tasso Jereissati, FH e José Serra eram contra. Também acabou brigando com Minas Gerais porque defendeu o afastamento do Aécio Neves. As fraquezas de Alckmin estão aí.


Se João Dória tivesse sido candidato a presidente, algo teria sido diferente?


Ele é menos puro que o Alckmin, talvez tivesse mais facilidade de conseguir recursos. Mas é outro que também não é aceito pelos caciques do PSDB. Lá em São Paulo, aliás, estou torcendo pelo França.


Na eleição do Rio, Witzel vai ganhar ou Paes conseguirá a virada?


Dá para virar. No primeiro turno o juiz passou incólume, correu na sombra e não levou nenhuma bala. Ele se colou ao Bolsonaro e foi beneficiado porque muita gente queria tirar o Romário do segundo turno. O povo optou pelo novo, ainda que fosse inexperiente. Agora esse pessoal vai voltar para o Paes.


Witzel tem tentado colar a imagem de Cabral ao Paes. Já o ex-prefeito busca apresentar relações pessoais do ex-juiz. Quem leva a melhor na estratégia?


O juiz fala bem, né? Mas, repito, foi muito poupado até agora e não é uma vestal pelo visto. Cada um explora o que pode no debate da desconstrução. A questão é que Witzel é aquele sujeito que entrou na vida pública vestido todo de branco. Ao receber a primeira tomatada, o vermelho realça mais na roupa. O Paes já está todo vermelho, um tomate a mais ou a menos não faz mais diferença.



21/10/2018


0 comentários: