Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Senado rejeita requerimento para urgência de pacote anticorrupção


Votação nominal inibiu senadores que fizeram acordo nos bastidores para aprovar pedido



Por Cristiane Jungblut e Maria Lima
O Globo
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante sessão no plenário - Givaldo Barbosa / Agência O Globo


BRASÍLIA - Em votação nominal, o Senado rejeitou o requerimento que queria incluir na pauta o pacote anticorrupção aprovado na véspera pela Câmara. O pedido foi derrotado por 44 votos a 14, além de uma abstenção. Na prática, apenas 14 senadores votaram a favor do requerimento de urgência para o pacote. A votação nominal inibiu senadores que fizeram acordo nos bastidores para aprovar a urgência. Diante dos gritos e protestos, o presidente da Casa, Renan Calheiros, disse:

- Não adianta sofrer de véspera. Esperem a votação nominal.

O presidente do Senado colocou em votação o requerimento de urgência afirmando que se trava apenas do projeto da Câmara 80/2016, sem dizer o que era. Só depois da pressão dos senadores é que Renan disse que se tratava do pacote anticorrupção aprovado pela Câmara.

Em seguida, vários líderes reclamaram para que a Mesa divulgasse quem havia assinado o requerimento. Alguns afirmam, nos bastidores, que Renan quer demonstrar força diante das ameaças dos procuradores de abandonarem a Lava-Jato e outros que sua intenção é de apensar essa proposta ao projeto da Lei de Abuso de Autoridade.



30 de novembro de 2015


0 comentários: