Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Em NY, Dilma se cala sobre delação de dono da UTC


Em entrevista a repórteres, a presidente não quis comentar as revelações de VEJA

(Com Estadão Conteúdo)

A presidente Dilma Rousseff na chegada aos EUA: silêncio
(Globo News/Reprodução)

Ao chegar neste sábado em Nova York para o encontro que terá com o presidente americano Barack Obama na segunda e terça-feira, em Washington, a presidente Dilma Rousseff ignorou os questionamentos sobre as revelações trazidas à luz por VEJA desta semana. O dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessôa, afirmou em depoimento prestado após acordo de delação premiada que foi pressionado pelo ministro Edinho Silva, então tesoureiro da campanha da petista à reeleição, em 2014, a fazer uma doação de 7,5 milhões de reais. A crise provocada pelas denúncias levou o ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, também citado pelo empreiteiro, a cancelar a viagem aos Estados Unidos.

Integram a comitiva da presidente cinco ministros: Nelson Barbosa (Planejamento), Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Renato Janine Ribeiro (Educação). Dilma também estava acompanhada de sua filha Paula.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não viajou com a presidente. A expectativa é que ele chegue a Nova York neste domingo. Levy foi internado na sexta-feira com quadro de embolia pulmonar leve. Contrariando recomendação médica, manteve os planos de acompanhar a visita da presidente.

A viagem marca a reaproximação dos dois governos depois da crise provocada em 2013 pela revelação de que a Agência de Espionagem Americana (NSA, na sigla em inglês) monitorou comunicações de Dilma. Em protesto, a presidente cancelou visita oficial que faria em Washington em outubro daquele ano.



28/06/2015


0 comentários: