Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 11 de junho de 2015


CPI convoca presidente do Instituto Lula, quebra sigilo de Dirceu e aprova acareações de Vaccari
Petistas protestaram contra condução da comissão que investiga a Petrobras e acusaram tentativa de constranger PT

Por Eduardo Bresciani
O Globo


Deputados do PT protestam durante sessão, enquanto oposição aplaude André Coelho / Agência O Globo

BRASÍLIA - A CPI da Petrobras aprovou, nesta quarta-feira, requerimentos convocando o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, o tesoureiro da campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010, José de Filippi, além de acareações do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto com os delatores Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, e Paulo Roberto Costa, ex-diretor da estatal. Foram aprovadas ainda quebras de sigilo fiscal, telefônico e bancário, entre elas do ex-ministro José Dirceu, de janeiro de 2005 a janeiro de 2015.

Entre as quebras de sigilo aprovadas, estão também do lobista da SBM Offshore Júlio Faerman, de seus sócios e de familiares. Faerman fez acordo de delação premiada com o Ministério Público do Rio de Janeiro e não respondeu perguntas em depoimento prestado na comissão nesta semana.

No caso das acareações, além de Vaccari, Barusco e Paulo Roberto, estão na lista ainda o ex-diretor de Engenharia Renato Duque e o ex-presidente da companhia José Sérgio Gabrielli. Entre os convocados estão Marici da Silva Azevedo Costa, esposa do Paulo Roberto Costa, e Milton Pascowitch, acusado de operar o pagamento de propinas pela Engevix a José Dirceu.

Veja Também
Funcionários da Petrobras negam envolvimento em irregularidades em Abreu e Lima e no Comperj
Mais dois empreiteiros ficam em silêncio na CPI da Petrobras e são dispensados
Câmara prorroga trabalhos da CPI da Petrobras por mais dois meses

A sessão foi conduzida pelo presidente Hugo Motta (PMDB-PB) sob protestos de parlamentares do PT, que viram na montagem da pauta uma tentativa de constranger o partido no dia da abertura do Congresso da legenda, em Salvador (BA). Na hora da votação, Motta deixou a sessão e o vice-presidente, Antonio Imbassahy (PSDB-BA), concluiu a aprovação.

A pauta montada por Hugo Motta trouxe 140 requerimentos. Em uma manobra que isolou o PT, foi aprovado que seria feita apenas uma votação. Foram 17 votos a favor e os parlamentares do PT só manifestaram posição contrária após o anúncio do resultado.

— Não aceitamos esse circo de expor o PT no dia da abertura do congresso do PT. Está havendo uma manipulação da comissão para expor apenas o PT e nós vamos denunciar — protestou Afonso Florence (PT-BA).

O líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), afirmou que o PT virou alvo devido a “bandidos” estarem dentro do partido e terem sido presos.

— O PT se autodesgastou com condutas criminosas, ação de bandidos de quinta categoria que assaltaram a Petrobras e agora quer nos culpar. Bandidos do PT estão presos — afirmou Sampaio.

O líder do PSOL, Ivan Valente (SP), reclamou por terem ficado fora da pauta requerimentos de personagens do escândalo que poderiam implicar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), aliado de Motta. Entre os que se desejava convocar, estava o policial Jaime de Oliveira, o Careca. Ele deu um depoimento inicial à Polícia Federal, em que afirmou ter entregue dinheiro em uma casa que teria Cunha como destinatário e depois recuou. Também se desejava chamar a prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida (PMDB), autora de requerimentos que pediam informações sobre atuações do consultor Júlio Camargo, um dos delatores do esquema. O doleiro Alberto Yousseff afirmou que o requerimento teria sido encomendado por Cunha para chantagear Camargo.

— É a terceira ou quarta vez que isso ocorre. Aqui existe um grande acordo para não votar e para excluir. É evidente que tem uma blindagem escancarada — disse Valente.

Na lista de requerimentos aprovados, está a quebra de sigilo e a convocação de familiares do doleiro. Foram apresentados por Celso Pansera (PMDB-RJ), aliado de Cunha. Estão na lista duas filhas, uma irmã e a esposa de Youssef.

O presidente da CPI justificou a saída antes do fim da sessão por ter de pegar um voo. Motta afirmou que montou a pauta de acordo com a necessidade de investigação da comissão e que não haverá problema em se aprovar posteriormente como a convocação de Camargo.

– Não temos nenhum problema em convocar. A pauta foi montada tendo como prioridade a cobrança daqueles que entendem da investigação – disse.


11/06/2015

 

0 comentários: