Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Vem pesquisa ruim aí…



Por Rodrigo Constantino

A Bolsa não é um grande cassino como alguns dizem, e sim um instrumento de antecipação de expectativas de milhares de investidores atentos. A especulação é parte da vida: especular é tentar antecipar o futuro, nada mais. Uma empresa que investe em estoque está especulando num eventual aumento da demanda. Quem sai de casa com um guarda-chuva está especulando que vai chover.

Claro que os investidores e especuladores podem errar, e erram feio com frequência. O futuro, afinal, é incerto. Mas é inegável que são pessoas bem preparadas, que investem muito tempo e dedicação no esforço de antecipar eventos importantes para o preço dos ativos, e de cuja remuneração o acerto das previsões depende. Se falar é barato, apostar seus recursos e o dos clientes no cavalo errado pode custar muito caro.

Por isso mesmo as variações dos preços dos ativos costumam ser bons indicadores antecedentes. Se uma determinada ação começa a despencar “do nada”, provavelmente alguém já sabe de algo que virá à tona depois. É assim que funciona. Os especuladores tendem a antecipar notícias relevantes.

Toda essa introdução é para chegar ao mercado de hoje, com forte queda das principais ações brasileiras. O Ibovespa, índice das principais empresas brasileiras, já cai mais de 2% agora, enquanto as estatais caem entre 3 e 5%. O dólar disparou e já sobe 1%, chegando perto de R$ 2,40. “Alguém” sabe de algo que nós ainda não sabemos. E certamente é ligado às pesquisas eleitorais.


Dólar em reais. Fonte: Bloomberg

Os investidores sabem muito bem que mais quatro anos de PT seriam terríveis para nossa economia e, por consequência, para nossos ativos, que perderiam valor. Por isso, quando sentem que aumenta a chance de Dilma vencer, vendem suas ações e compram dólares. É justamente o que está acontecendo hoje em peso, e nos últimas dias em geral.

O mercado está nos dizendo que a tática pérfida do PT de bater pesado em Marina surtiu efeito. Para piorar, o próprio candidato tucano fez coro aos ataques, ainda que de forma mais civilizada. O período de “desconstrução” de Marina Silva, somado aos boatos espalhados e ao terrorismo eleitoral, acabou por reduzir sua chance de vitória.

Petrobras. Fonte: Bloomberg

Se antes a “onda verde” foi motivo de euforia, pelo simples fato de trocar a equipe econômica e tirar o PT do poder, agora é motivo de apreensão. Os investidores temem a permanência de Dilma no poder. O price action do mercado hoje nos diz que vem pesquisa ruim aí, e que aumentou a probabilidade de vitória da presidente.

Só nos resta torcer para que seja algo passageiro e que a oposição ao PT volte a crescer. Caso contrário, essas quedas de hoje serão apenas o começo…

22/09/2014

0 comentários: