Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Opositor Leopoldo López se entrega à polícia na Venezuela


Acusado de incitação ao crime, ele disse a manifestantes que espera que sua prisão sirva para “despertar” o povo venezuelano


Veja.com
O opositor Leopoldo López é colocado dentro de veículo da Guarda Nacional depois de se entregar à polícia em Caracas, na Venezuela (Jorge Silva/Reuters)

O opositor Leopoldo López se entregou na tarde desta terça-feira a integrantes da Guarda Nacional, pouco depois de fazer um discurso aos que integravam a marcha contra o governo de Nicolás Maduro em Caracas. López foi acusado de incitação ao crime, depois das manifestações da última semana, que terminaram com três mortos e dezenas de feridos. A deputada María Corina Machado também foi detida, segundo seu porta-voz.

Ao falar com os participantes do ato, López pediu que não houvesse confrontação no momento de sua entrega. “Peço, por favor, que tenhamos prudência, sem confrontação”. Defendeu que é preciso construir uma saída “pacífica, dentro da Constituição, mas nas ruas”. “Já não nos resta na Venezuela meios livres para podermos nos expressar e se os meios calam, devemos ir às ruas”.


Estudantes saíram ás ruas durante protesto anti-governo em Caracas - (17/02/2014) - Santi Donaire/EFE López reiterou que é inocente e disse que estava se apresentando para uma justiça corrupta, mas diante das pessoas que o apoiam. Pontuou que, se sua detenção fizer a Venezuela “despertar definitivamente, valerá a pena”. O opositor acrescentou que uma das opções que tinha, depois de que uma ordem de prisão foi expedida contra ele, era deixar o país, mas decidiu que “não vai deixar a Venezuela nunca”. A outra opção era ficar na clandestinidade, o que descartou porque isso poderia “deixar alguns em dúvida, pensando que tínhamos algo a esconder”.

Assinalou ainda, segundo declarações publicadas pela imprensa venezuelana, que sua luta “é pelos jovens, sim, é pelos estudantes, pelos reprimidos, pelos encarcerados, por todo o povo da Venezuela que hoje está sofrendo com filas, escassez, pelos jovens que não têm emprego nem futuro”.

Liderança opositora – O ex-candidato presidencial Henrique Capriles anunciou em sua conta no Twitter que estava se incorporando à marcha convocada por López. “A este governo interessa um país dividido, e nosso dever como venezuelanos é o de unir o país”, afirmou. Mais tarde, outro post: “Fomos à concentração pacífica em apoio a Leopoldo López. Nossa solidariedade e respaldo. Fez o que devia ser feito, enfrentar a perseguição”.

Como uma das figuras de maior relevo da oposição venezuelana, Capriles discordava dos colegas em relação a lançar mão de caminhos além dos eleitorais para enfrentar o oficialismo. Depois de perder a eleição presidencial para Hugo Chávez em outubro de 2012 e, seis meses depois, ser derrotado por Maduro por uma margem irrisória de votos, Capriles tentou anular o pleito, apresentando uma série de irregularidades. Esforço que se mostrou em vão em um país no qual as instituições são alinhadas ao chavismo.

O diretor do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin, a polícia política do país), Manuel Bernal Martínez, teve sua destituição publicada na Gazeta Oficial (o Diário Oficial da Venezuela) desta terça. A medida, segundo o jornal espanhol El País, parece ser uma resposta ao vídeo divulgado pelo Ultimas Notícias, analisando imagens captadas durante os protestos da última semana e concluindo que funcionários da Sebin seriam os responsáveis por uma das três mortes ocorridas no dia 12. No domingo, em pronunciamento na TV, Maduro já havia reconhecido que parte da polícia política havia desobedecido a ordem de permanecer nos quartéis e atuado por conta própria.

​Oficialismo – Capriles ressaltou ainda que a luta opositora “não é com o povo oficialista”, mas “contra o poder corrupto, repressivo, destruidor do país”. Do lado oficialista, o ministro de Relações Exteriores, Elías Jaua, foi o primeiro a se manifestar a respeito de López, dizendo que a “firmeza do Estado Venezuelano e a vontade de paz do povo obrigaram o chefe da violência a se entregar à Justiça. Sem mais impunidade!”

Mais um estudante morre – Morreu nesta terça-feira mais um estudante venezuelano que estava em manifestação contra o governo de Nicolás Maduro. De acordo com o jornal venezuelano El Nacional, o jovem estudante de Engenharia Naval, José Ernesto Mendez, de 17 anos, foi atropelado – propositalmente, segundo testemunhas – na noite desta segunda-feira por um veículo da companhia estatal Petróleo de Venezuela S.A. (PDVSA). O jovem é a quarta vítima fatal em decorrência dos protestos, que se iniciaram na semana passada.

Mendez e outros jovens foram atropelados enquanto participavam de uma manifestação na cidade de Carúpano no estado de Sucre, no extremo norte do país. Segundo relatos de testemunhas, os estudantes foram atropelados por um veículo modelo Ford Runner identificado com o logotipo da PDVSA. As vítimas estavam bloqueando a Avenida Perimetral, no centro de Carúpano. Mendez sofreu graves ferimentos na cabeça e foi levado para o centro cirúrgico da Policlínica de Carúpano, mas não resistiu. Outra vítima ainda não identificada teve as pernas fraturadas no atropelamento.

18.02.2014




0 comentários: