Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 24 de abril de 2013

PF ouve Valério para saber sobre encontro com Lula no Planalto


Depoimento faz parte do inquérito instaurado para investigar envolvimento do ex-presidente com o mensalão
Jailton de Carvalho 

O publicitário Marcos Valério acusa o ex-presidente Lula de ter se beneficiado do esquema do mensalão

Arquivo O Globo

BRASÍLIA — O publicitário Marcos Valério, condenado a 40 anos de prisão por operar o esquema do mensalão, prestou na terça-feira depoimento à Polícia Federal, em Belo Horizonte (MG). Ele foi interrogado pela delegada Andrea Pinho Albuquerque, que está na capital mineira e deve retornar nesta quarta-feira a Brasília. O depoimento faz parte do inquérito instaurado para investigar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se beneficiou do esquema do mensalão. A PF quis saber mais detalhes sobre o suposto encontro que o publicitário teve com Lula no Palácio do Planalto.

Em depoimento à Procuradoria-Geral da República (PGR), em setembro, Valério contou que se reuniu no início de 2003 com o então ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o tesoureiro do PT à época, Delúbio Soares, no segundo andar do Palácio do Planalto. Durante o encontro, eles teriam acertado os empréstimos do PT que irrigaram o esquema de compra de votos no Congresso. Segundo Valério, Dirceu teria afirmado que Delúbio, quando negociava com Valério, falava em seu nome e em nome de Lula.

O publicitário contou ainda que, quando a reunião terminou, os três foram ao gabinete de Lula, onde passaram cerca de três minutos. À PGR, Valério afirmou que eles contaram ao então presidente o acerto firmado minutos antes e que Lula teria dito "ok".

No mesmo depoimento em setembro, Valério contou ter feito dois depósitos, em 2003, para a empresa de segurança Caso, de Freud Godoy, ex-assessor de Lula. O publicitário, no entanto, só especificou um deles — de aproximadamente R$ 100 mil. No depoimento, Valério disse que o ex-presidente era o destinatário do dinheiro, que seria usado para “despesas pessoais”. O depósito já havia sido identificado pela CPI dos Correios, após a quebra de sigilo bancário de Freud Godoy, mas na época Valério nada disse.

Em dezembro, quando as novas denúncias de Valério foram divulgadas, o “ex-assessor de Lula negou as acusações e disse que iria processar Valério. O ex-presidente também negou que tenha recebido dinheiro.

Segundo reportagem do jornal “Estado de S. Paulo”, a PF vai pedir a quebra do sigilo bancário do ex-assessor de Lula e deve ouví-lo nos próximos dias, em São Paulo. De acordo com o jornal, a polícia quer ter acesso ainda aos dados bancários de outras 25 pessoas físicas e jurídicas que também receberam dinheiro das empresas de Valério.

O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, se recusou a falar sobre o depoimento à Polícia Federal.

— Não estou tratando deste assunto. Estou preocupado é com o acórdão (do mensalão) — disse na terça-feira.

Leia mais: oglobo

24/04/13 

1 comentários:

Anônimo disse...

Coluna de Lula no The New York Times é prêmio à incompetência de alguém que beneficiou os EUA
Coisa de doido –

Beira o inimaginável um jornal com a importância e a respeitabilidade do “The New York Times” ter entre seus colunistas o peremptório embusteiro Luiz Inácio da Silva, protagonista-mor do período mais corrupto da história brasileira. Acusado de ter se beneficiado materialmente na esteira do escândalo do Mensalão do PT e investigado pela Polícia Federal por causa do escândalo de corrupção que teve a compra de parlamentares como pano de fundo, Lula selou a parceria com o tabloide nova-iorquino na terça-feira (23).
Apedeuta conhecido e avesso à leitura, como ele próprio já confessou, Lula por certo contratará um “ghost writer” para destilar pílulas de comunismo de boteco na terra do capitalismo. E o fará com a missão de defender o socialismo burro e atrasado que reina na América Latina, levando as nações ao atraso e o povo à miséria pasteurizada.
O convite do NYT a Lula só pode ser um prêmio à incompetência do petista que, como falso Messias, levou o Brasil ao buraco em apenas uma década. Prova disso é o apagão de infraestrutura que o País enfrenta, tornando sem competitividade a soja e o milho brasileiros diante dos similares ianques.
Lula deveria ser mais cauteloso em suas incursões na Terra do Tio Sam, pois alimentar o seu ego doentio pode lhe render problemas com a Justiça local, sempre implacável com os corruptos e suas hordas. O que se sabe a respeito do escândalo do Mensalão do PT é aponta de um iceberg formado pelo congelamento da água imunda que corre nas canaletas da corrupção verde-loura, algo que ganhou força com a chegada do petista ao poder central.
Lula que tome cuidado com esse excesso de exposição nos Estados Unidos, tomando como exemplo a falsa sensação de impunidade que sempre emoldurou a existência de Paulo Salim Maluf, agora um procurado pela Interpol graças à decisiva e importante atuação de Robert Morgenthau, então promotor de Manhattan.

ucho.info