Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 11 de março de 2011

Premiê japonês manda isolar usina nuclear e cresce risco de acidente

O governo japonês declarou estado de emergência na usina nuclear de Fukushima
O governo japonês declarou estado de emergência na usina nuclear de Fukushima
Níveis de radiação estão mil vezes acima do normal; população em raio de 10 km precisa deixar a área

estadão.com.br

 O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, ordenou remover toda população em um raio de 10 km da usina nuclear de Fukushima.

Os níveis de radiação em torno do reator um do complexo, aumentaram oito vezes nas últimas horas e estão mil vezes maiores do que o nornal.

De acordo com o governo japonês, o risco de um vazamento radioativo está maior.


O sistema de refrigeração do reator parou de funcionar após o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o Japão nesta madrugada, devido a uma queda de energia.


Ao menos 3 mil pessoas foram retiradas da usina, que fica a 240 km de Tóquio. O governo americano enviou por meio de um porta-aviões material para ajudar no resfriamento do reator, informou a secretária de Estado, Hillary Clinton.

O governo e a Tepco, empresa que administra a usina, haviam decidido liberar um pouco de gás radioativo no ambiente para reduzir a pressão no reator. Segundo o ministério da Indústria japonês, não haveria risco para a população e o meio ambiente.

Um porta-voz da Tepco também havia dito mais cedo que a companhia estava trabalhando para descobrir a causa da pressão no reator e a solução para isso. A maior companhia concessionária de energia do Japão em capacidade também afirmou que o sistema de resfriamento do reator número 2 da mesma usina nuclear está operando normalmente e que até agora não existe risco de vazamento radioativo nesse reator.

Vários reatores nucleares localizados na costa do Pacífico, no nordeste do Japão, foram fechados automaticamente quando sentiram o forte terremoto que atingiu a região hoje. Isso inclui os reatores da usina Fukushima Daiichi.
11 de março de 2011

0 comentários: