Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tracking: situação está melhorando




Tracking: situação está melhorando

Por Tibério Canuto
Por pitacos

Sei que onze entre dez pitaqueiros querem saber mesmo é como anda o tracking tucano. Não vou dar números precisos porque isto faz parte da estratégia da equipe de marketing de Serra. Mas vou relatar minha conversa com meu amigo Paeco, cujo papel vocês estão carecas de saber.


Óbvio que fiz mil perguntas e o bicho nada de abrir o jogo. Indaguei se deveria desde já me preparar para organizar a resistência para o “day after”, tal a profusão de pesquisas catastróficas.


Estava preparado para o pior, tipo uma resposta “a vaca foi para o brejo”. Explico porque estava precavido. Nosso amigo às vezes me tira do sério.


Mas qual não foi a minha surpresa quando senti que, do outro lado, meu amigo estava levemente otimista e tinha boas novas a me relatar. Vamos a elas:


Como vocês se lembram, ontem divulgamos que o tracking dava Dilma na frente, mas em situação de empate técnico. Agora vem a informação mais importante, dada por nosso amigo: ontem e hoje melhorou a intenção de votos em Serra e o tracking tucano constatou que permanece o quadro de empate técnico, mas com uma diminuição da frente em favor da Dilma.


Entenderam? Se Dilma tinha xis de intenção de votos, ela agora tem um pouco menos, algo tipo Y. É empate técnico. Mas em situação um pouco melhor do que a de dois dias atrás.


É como disse meu amigo Paeco, com aquele seu realismo irritante, que quase beira o pessimismo: “temos chances”. Quando ele chega a este grau é porque o tracking detectou que a possibilidade de virada é bastante real e ficou mais próxima.


Traduzindo para o bom “pitaquês”: pelo tracking tucano, Dilma estagnou e Serra voltou a subir, encostando na dita cuja.


Se é assim, pau na máquina, moçada. A vitória tornou-se mais possível. Mesmo que um bando de institutos diga o contrário. Podemos estar a apenas um ou dois pés.
29/10/2010

0 comentários: