UM ESTUDO SOBRE O CAOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
OU COMO FECHAR OS OLHOS DIANTE DA REALIDADE SEM COMPROMETER EMPREGOS, CARGOS E CERTAS REPUTAÇÕES
OU COMO FECHAR OS OLHOS DIANTE DA REALIDADE SEM COMPROMETER EMPREGOS, CARGOS E CERTAS REPUTAÇÕES
Este artigo não deve ser lido pelos que estão comprometidos, engajados e " financiados de qualquer forma" pelo sistema educacional brasileiro em todos os níveis quer municipal, estadual e federal.
Para a maioria deles, que se dizem e se nomeiam "educadores", não interessa reconhecer a realidade nua e crua relativa ao fracasso desse sistema e da impostura e da fraude que há décadas é o ensino da criança, do adolescente e do adulto em nosso país.
O sistema educacional brasileiro não atenta nem leva em conta que a visão e os conceitos adotados, para considerar um individuo como alfabetizado, são desprovidos de qualquer base mínima aceitável, quando comparados àqueles exigidos em outros países, onde se requer um conteúdo, um conhecimento, uma percepção e um processamento da língua e do pensamento bem mais consistente, para que alguém possa ser considerado alfabetizado.
O que ocorre de fato é que pelo menos 80% da população não entende, nem compreende, nem assimila, de forma lógica, racional e processual, o que lê nem o que ouve, quando se trata de algo que necessite ser minimamente contextualizado, processado, questionado e colocado sob uma ótica que permita a reflexão, a análise e um aprofundamento através do pensamento.
Quanto a escrever, o mínimo que seja, o que surge proveniente das redações que são apresentadas em trabalhos de classe e em concursos públicos chega às raias do absurdo.
0 comentários:
Postar um comentário