Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pesquisas têm oscilado entre um e quatro pontos pró-Serra, alternando com um e três pontos pró-Dilma. Ou seja: oscilando entre 48% e 52% nos votos válidos para um lado e para o outro.

Tracking: oscilações e empate




(Tibério Canuto)
Conversei com o nosso amigo, Paeco, da equipe de Gonzáles. Ele confirma que o tracking tucano continua dando empate entre os dois candidatos.

Há revezamento entre Serra e Dilma, em termos da liderança, mas sempre em situação de empate técnico. De acordo com suas informações, esta oscilação tem sido levemente favorável a Serra.

É, portanto, um quadro completamente diferente do que têm revelado os institutos de pesquisas, principalmente os tradicionais*.

A oscilação dentro da margem de empate técnico está corretamente descrita na nota publicada pelo blog de Lauro Jardim, da revista Veja, segundo a qual a oscilação vem ocorrendo entre 48% e 52%, ora para um lado, oura para o outro.

Eis a nota de Lauro Jardim:

“Ao contrário das pesquisas do Datafolha, Ibope e outros institutos, que cravam algo como dez pontos percentuais de diferença entre José Serra e Dilma Rousseff, os trackings diários encomendados pelo PSDB têm mostrado uma situação diferente: empate.

Realizadas sob a coordenação de Antonio Prado Júnior, o Paeco, essas pesquisas têm oscilado entre um e quatro pontos pró-Serra, alternando com um e três pontos pró-Dilma.

Ou seja: oscilando entre 48% e 52% nos votos válidos para um lado e para o outro.

Em Minas, essas mesmas pesquisas também registram um empate: 50% a 50% nos votos válidos. Aliás, para o comando tucano vencer em Minas é vital para um eventual triunfo no domingo.

Nunca é demais ressaltar que, embora encomendados pelos tucanos, foram esses mesmos trackings que nos dez dias que antecederam o primeiro turno mostravam que haveria segundo turno.”

Lauro Jardim”


Na nota de Lauro Jardim existe outra informação relevante. As pesquisas internas do PSDB já registram um empate em Minas Gerais: 50 a 50%, em votos válidos.

Por esta informação, Aécio começou a fazer a diferença nas Alterosas, no segundo turno. Caso o crescimento de Serra se acentue em Minas, a virada em escala nacional pode estar próxima.

É importante fazer um registro. Lauro Jardim tem sido um dos poucos blogueiros a levar a sério o tracking tucano. Quando escreve sobre o assunto, ressalta o grau de acerto do tracking, o único a cravar na mosca, com antecedência, que haveria segundo turno.

*Está saindo do forno mais uma maracutaia do Vox Populi. Pitacos, entediado com o desempenho deste “instituto de pesquisas”, reserva-se o direito de poupar seus teclados e gastá-los com as questões que realmente contam nesta reta final.

25.10.2010

0 comentários: