Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Tracking mais favorável do que o Datafolha



Tracking mais favorável do que o Datafolha

Por pitacos


Respirem fundo e rezem para que até domingo o tracking tucano continue a trazer boas novas.

As de hoje são de soltar rojão. A pesquisa interna confirma que a soma das intenções de voto de Serra e Marina já é maior do que o percentual de Dilma, na preferência do eleitorado. Hoje, a hipótese principal é de consolidação desse quadro.

Segundo o tracking, se a eleição fosse hoje, teríamos segundo turno. “Punto e basta”, como dizem os italianos de “Passione”.

Vamos aos números:

Dilma 41%

Serra 34%

Marina 17%


São comuns divergências entre pesquisas telefônicas – tracking – e de campo, como o Datafolha. Estas são mais precisas, embora em momentos extraordinários, sejam rapidamente superadas. O tracking, por outro lado, costuma captar mais rapidamente as tendências. Entre as duas o que não pode ocorrer são divergências de ordem de grandeza e de curvas. Se houver, indicam erros de amostragem, período de coleta ou de método, dentre outros.

O tracking tucano e o Datafolha estão convergindo.

Mesmo se for aplicado um deflator que simule a situação mais desfavorável para Serra, esticando para cima a margem de erro da situacionista e para baixo a situação dos oposicionistas, ainda assim a soma de Serra e Marina ultrapassa Dilma, já fora da margem de erro.

No tracking tucano, desde que a petista disparou na liderança, nunca a diferença entre Dilma e Serra foi tão pequena. Apenas sete pontos.

Querem mais boas novas?

Segundo nosso amigo da equipe de marketing dos tucanos, a situação de Geraldo Alckmin é bastante confortável. Ora Geraldo tem 51% e Mercadante 26%. Ora o tucano tem 49% e o petista 24%. Com os dados de hoje e as tendências captadas, nossa fonte não vê, hoje, possibilidade de um segundo turno na disputa paulista.

Para que esse quadro sofra reversão serão necessários um ou mais fatos extraordinários. A sensibilidade política indica que, por enquanto, a sucessão paulista não está diante desse tipo de acontecimento.

Voltando ao plano nacional.

Dilma vai ter que rebolar muito para evitar um segundo turno, na avaliação do nosso amigo marqueteiro: “Existe hoje uma tendência clara de segundo turno e nós todos sabemos o quanto é difícil reverter uma tendência na disputa eleitoral. Sofremos isto na pele. Isto só acontece se surgirem fatos novos que abalem a convicção do eleitor. Não creio que mesmo um apelo sentimental de Lula venha a ser o fato novo capaz de levar sua candidata à vitória já no primeiro turno”.
Nosso amigo acredita que até o sábado (dia em que serão publicadas as últimas pesquisas) o Datafolha terá números iguais ao do tracking tucano. “E uma questão de tempo”, diz ele.

Tudo muito bom, tudo muito bem. O tracking revela fotografias e tendências, do momento ou para um pouco além do imediato, nada mais.

Chegamos ao quadro de hoje através de muito suor e, por que não dizer, também de lágrimas. Nada indica que, sem muito mais suor, ele se concretize nas urnas de domingo.

Portanto, caça aos votos !!!

28/09/2010

0 comentários: