Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Guaidó diz que militares da Venezuela o ajudaram a entrar na Colômbia

Líder oposicionista venezuelano ingressou na nação vizinha mesmo proibido pela Justiça de deixar seu país

AFP
 
O líder oposicionista venezuelano Juan Guaidó fala com a imprensa do lado de fora de um armazém na cidade colombiana de Cúcuta que guarda a ajuda internacional para seu país: travessia da fronteira mesmo proibido pela Justiça
Foto: REUTERS/EDGARD GARRIDO


CÚCUTA — O líder oposicionista Juan Guaidó, reconhecido por cerca de 50 governos como presidente interino da Venezuela, afirmou que as Forças Armadas venezuelanas “participaram” na operação que permitiu que ele chegasse à Colômbia nesta sexta-feira, apesar de a Justiça ligada ao chavismo ter determinado ele não podia sair do país.


— A pergunta é como chegamos aqui hoje quando proibiram o espaço aéreo, impedindo qualquer tipo de viagem marítima, criando obstáculos nas estradas (...) Estamos aqui precisamente porque as Forças Armadas também participaram nesse processo — assinalou Guaidó na cidade fronteiriça colombiana de Cúcuta.

Em uma declaração à imprensa na companhia dos presidentes da Colômbia, Chile, Paraguai, e o secretário-geral da OEA, o líder político disse que atravessou o território venezuelano para buscar a ajuda doada pelos Estados Unidos e seus aliados para enfrentar a grave crise que afeta o país produtor de petróleo.

— Amanhã, um mês depois de tomar posse como presidente encarregado, todo o povo da Venezuela estará nas ruas exigindo a entrada da ajuda humanitária — afirmou.

Guaidó acrescentou nesse breve contato com a imprensa que a Guarda Nacional Bolivariana foi decisiva.

— Seus integrantes foram decisivos — enfatizou.

Na quinta-feira, Guaidó havía saído de Caracas em uma caravana até a fronteira com a Colômbia, um dos pontos de donde pretende coordenar a entrada de toneladas de comida e medicamentos doados por diversos países para a Venezuela. Guaidó, no entanto, não informou se chegou a Cúcuta por meio de alguma das passagens ilegais que se multiplicam ao longo dos 2.200 km da fronteira que divide os dois países.
22/02/2019



0 comentários: