Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Em meio a impasse sobre ajuda humanitária na Venezuela, Maduro e Guaidó disputam apoio de militares




Juan Guaidó dá ultimato a militares venezuelanos, enquanto Nicolás Maduro elogia Força Armada para manter o apoio do alto comando.

Por G1

Combinação de fotos mostra Juan Guaidó e Nicolás Maduro — Foto: Yuri Cortez/ AFP

Combinação de fotos mostra Juan Guaidó e Nicolás Maduro
Foto: Yuri Cortez/ AFP

O apoio dos militares está em disputa pelos dois polos do impasse político na Venezuela. O presidente Nicolás Maduro publicou vídeo nas redes sociais para demonstrar respaldo à Força Armada Nacional Bolivariana. Do outro lado, Juan Guaidó, que tenta se impor como presidente interino venezuelano, deu ultimato aos combatentes para que passassem a apoiar a entrada da ajuda humanitária retida nas fronteiras do país.



Os carregamentos de comida, remédios e itens de higiene deveriam chegar neste sábado (23) à Venezuela, conforme Guaidó anunciou. O regime de Maduro, no entanto, rejeita a ajuda por considerá-la um pretexto para invasão militar ao país.


Pessoas impedidas de cruzar a fronteira e adentrar a Venezuela falam com militares venezuelanos em Pacaraima (RR) — Foto: Ricardo Moraes/Reuters
Pessoas impedidas de cruzar a fronteira e adentrar a Venezuela falam com militares venezuelanos em Pacaraima (RR)
Foto: Ricardo Moraes/Reuters


Maduro fechou a fronteira com o Brasil – um dos postos de coleta das cargas – na noite de quinta-feira. A oposição acusa os apoiadores de Maduro de serem responsáveis por duas mortes no lado venezuelano da fronteira nesta sexta-feira (22).


Tanto Maduro quanto Guaidó pedem apoio aos militares. O líder chavista tem o alto comando da Força Armada a seu favor. Porém, a oposição conta com respaldo dos Estados Unidos. O presidente norte-americano, Donald Trump, exigiu que os militares permitissem a entrada da ajuda humanitária ou iriam "perder tudo".


Com a aproximação da data marcada para a chegada dos carregamentos, Maduro e Guaidó voltaram a pressionar os militares. Veja o que cada um escreveu nesta sexta-feira (22):

Guaidó: 'Decidam de que lado estão'


Líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, faz discurso em Caracas na segunda-feira (18)  — Foto: Manaure Quintero/ Reuters
Líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, faz discurso em Caracas na segunda-feira (18)
Foto: Manaure Quintero/ Reuters


Juan Guaidó exigiu aos militares, pelo Twitter, a captura dos responsáveis pelas duas mortes que ele diz terem ocorrido próximo à fronteira com o Brasil. "Ou vocês capturam e entregam os responsáveis pela repressão e assassinato dos irmãos em Kumarakapay que respaldam a ajuda humanitária, ou vocês serão os responsáveis", escreveu.


O líder da oposição ao chavismo também deu um ultimato: "Decidam de que lado estão nesta hora definitiva".


"A todos os militares: entre hoje e amanhã, vocês definirão como querem ser lembrados. Já sabemos que estão com o povo, [mas] vocês não deixaram isso muito claro. Amanhã poderão demonstrar", tuitou Guaidó.


Decidan de qué lado están en esta hora definitiva.

A todos los militares: entre hoy y mañana ustedes definirán cómo quieren ser recordados. Ya sabemos que están con el pueblo, ustedes nos lo han dejado muy claro. Mañana podrán demostrarlo. — February 22, 2019


Maduro: 'Vamos ao combate pela paz'

Nicolás Maduro é visto ao lado de sua vice-presidente, Delcy Rodriguez, e do ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, durante a cerimônia de encerramento de exercícios militares em Caracas, na sexta-feira (15) — Foto: HO / Venezuelan Presidency / AFP
Nicolás Maduro é visto ao lado de sua vice-presidente, Delcy Rodriguez, e do ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, durante a cerimônia de encerramento de exercícios militares em Caracas, na sexta-feira (15)
Foto: HO / Venezuelan Presidency / AFP


Também pelo Twitter, Nicolás Maduro reafirmou o respaldo à Força Armada Nacional Bolivariana. Ele publicou um vídeo que mostra as reuniões que teve com as lideranças militares, além de imagens de operações e treinamentos – inclusive com armas.


O vídeo tem um áudio do chavista em que ele diz que a Força Armada "é garantia de paz e convivência para todos os cidadãos de nosso país".


"Vamos ao combate pela paz da pátria", disse Maduro, no vídeo.


Na postagem, Maduro também disse que a Força Armada está "mobilizada em todo território nacional para garantir a paz e a defesa integral do país". "Máxima moral, máxima coesão e máxima ação. Venceremos!", escreveu.

22/02/2019

0 comentários: