Por Maura Fraga
Depois de uma reunião em Brasília, o senador Fernando Collor (PTB-AL) e o ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT), anunciaram o rompimento político, que já era dado como certo desde a semana passada, quando o Terra adiantou que Collor seria candidato ao governo alagoano. Lessa também será candidato.
De acordo com o ex-governador, havia a promessa de Collor apoiá-lo a chefia do Executivo Estadual. "Não houve consenso", disse Lessa. "Ele expôs seus motivos e eu afirmei que minha candidatura estava consolidada", afirmou o ex-governador.
O ex-governador adiantou que ele terá um encontro com o presidente Lula, nesta sexta-feira (7), em Recife, ou na próxima semana, em Brasília. Lessa falará sobre o racha do palanque da presidenciável Dilma Rousseff no Estado.
A decisão de Collor abalou o quadro político local. Candidato à reeleição, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) vai esperar o quadro "esfriar" para se posicionar.
Depois da escolha de Collor, o PMDB alagoano, presidido pelo líder do partido no Senado, Renan Calheiros, rachou.
Renan apoia Lessa na disputa.
Os 'colloridos' temem que Renan se afaste de Collor em 2014, quando o senador deve disputar a reeleição ao Senado, na única vaga a cadeira federal.
"O quadro dos sonhos é que o Ronaldo Lessa dispute uma eleição com o governador atual, mas queremos ir ao segundo turno com Collor por causa de 2006", disse um dos apoiadores de Lessa e secretário do PDT, Welinson Miranda.
Collor e Lessa disputaram o Senado em 2006. Collor ganhou a disputa.
(Com Portal Terra)
0 comentários:
Postar um comentário