Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Entreatos

Entreatos é um filme documentário brasileiro de 2004, dirigido pelo cineasta brasileiro João Moreira Salles, sobre os bastidores da campanha política de Lula2002.

Sinopse:  De
25 de setembro a 27 de outubro de 2002, a equipe de Entreatos acompanhou passo-a-passo a campanha de Luís Inácio Lula da Silva à presidência da República.



O filme revela os bastidores de um momento histórico através de material exclusivo, como conversas privadas, reuniões estratégicas, telefonemas, traslados, gravações de pronunciamentos e programas eleitorais.                                                                            Wikipédia.







O vídeo acima traz um trecho do documentário Entreatos, de João Moreira Salles, que filmou os bastidores da campanha eleitoral de Lula em 2002. Se não quiserem ver tudo, comecem a assistir a partir dos 5min50s.

Tem-se o seguinte:

LULA PARA DUDA MENDONÇA - É que ontem eu jantei com o José Carlos Cutrale, e eu falei pra ele: “Escuta aqui, você é muito meu amigo, já é a terceira vez que a gente se encontra. E o apoio? Quando é você vai declarar apoio?”

AÍ LULA REPRODUZ O QUE SERIA A FALA DE CUTRALE: “Ah, mas precisa?” AO QUE LULA TERIA RESPONDIDO:

Aí eu falei: “Ah, precisa! Eu quero que você diga: ‘Olha, eu sou um grande exportador, o maior exportador individual deste país…

DUDA MENDONÇA - E ele…?
LULA - Já mandou a gente fazer o texto e mandar pra ele.
DUDA - Hoje?
LULA - Hein?
DUDA - Eu tenho de gravar logo!
MERCADANTE - Tem de pegar logo, antes que a pressão do outro lado segure. 70% do suco de laranja do mundo!


Na seqüência, Mercadante senta ao lado de Lula e lhe fala do apoio de outros empresários e diz quem é quem etc.

LULA (recebe um aparelho de telefone) - Graziano, o negócio é o seguinte: eu quero que você entre em contrato com o Cutrale e dizer pra ele que, se ele quiser, a gente pode fazer um texto pra ele gravar na televisão hoje, tá?

Tá!!! Há quem diga que a gente só deveria protestar quando o MSPT invade terra de empresário que não fez ou não faz o jogo do petismo.

É…

A tentação é grande!

No que me diz respeito, no entanto, não faço a crítica que faço pensando no “direito dos empresários” — faço-a pensando na Constituição do país.

A depender de como as coisas se dêem, chegará o dia em que alguns de nós teremos, enquanto for possível ao menos, de defender até algumas empresas de comunicação da sanha intervencionista do PT — embora, com efeito, muita gente finja hoje que o partido não é o que é e prefira fazer o jogo dos contentes.

Estou nessa por uma questão de princípio. Se o sr. José Carlos Cutrale dividir amanhã um suco de laranja com Stedile e com os petistas, nem por isso aquela ação do MST deixará de ser o que foi: banditismo. Mas que o vídeo tem lá a sua graça, isso tem, não é mesmo?

Como viram, Lula já dirigia até a fala dos empresários. Era o que fazia como candidato. Presidente, acredita ter o direito de decidir quem deve presidir a Vale. Só para começar…

Quem cria corvos corre o risco de ter os olhos arrancados, não?

É um clichê este, mas que certamente nasceu da experiência.


Veja os outros 12 vídeos aqui.

0 comentários: