Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O DIREITO A MANIFESTAR-SE, É DE TODO CIDADÃO!







Uma chamada ao bom senso

O Brasil+Ético defende uma postura clara e realmente APARTIDÁRIA.

Talvez, a principal bandeira que legitima e dignifica a todas as manifestações organizadas pela internet (para os dia 7 e 20 de setembro) contra a corrupção no Brasil seja dizer que são MANIFESTOS APARTIDÁRIOS.

Porém, observando os diversos grupos e eventos nas redes sociais estes últimos dias se vê que os ânimos estão “inflamados” contra esse ou aquele partido, contra aquela ou essa pessoa, contra essa ou aquela manifestação.

Entendemos que essas manifestações também são uma parte da democracia, qualquer um tem direito a expressar sua opinião, porém algumas parecem incitar um tom violento que de nenhum modo nos representa e que não podemos tolerar em MANIFESTAÇÕES PACÍFICAS.

Devemos preservar uma postura de coerência.

Desde Brasil+Ético, acreditamos que a indignação contra a corrupção e O DIREITO A MANIFESTAR-SE, É DE TODO CIDADÃO!

Seria falso de nossa parte dizer que a corrupção é privilégio do partido A ou B.

Particularmente, as palavras “raivosas” vistas na internet (os que dizem ser ANTI fulano ou sicrano, as contra/manifestações e outras mais) não colaboram para o debate.

Para que os movimentos populares não percam credibilidade, é importante defender que na luta contra a corrupção estamos todos, nos manifestos indignados contra a corrupção devemos participar TODOS.

O Calendário Geral das Manifestações Contra a Corrupção busca incluir e dar voz a todos os grupos chamados apartidários que conhecemos.

Participando dos diversos “fóruns” via Facebook, podemos encontrar de tudo, todos os perfis, distintas opiniões.

No dia 7 de setembro, aqueles que acudirem a participar nas ruas deveriam deixar em casa suas “FOBIAS” e seus “ANTIS” para que a famosa defesa de movimento APARTIDÁRIO esteja justificada.

Acreditamos que as manifestações não devem ser (e não serão) contra este governo ou qualquer outro.

A corrupção está presente na história brasileira desde sempre, e infelizmente nem mesmo nossos últimos anos de democracia conseguiu banir-la.

Desde aqui apoiamos totalmente as ações que nos últimos meses levou a Presidente(a) Dilma Housseff a empreender sua “faxina” contra a corrupção.

Pedimos que isso não seja apenas uma “miragem” e que “ela”não desista, que não interrompa esse objetivo.

O atual governo foi eleito de maneira democrática pela maioria dos brasileiros, isso deveria ser suficiente para que a Presidente(a) siga com a limpeza ética nas instituições. Devemos apoiar a qualquer intenção política, que desde uma postura honesta, diga NÃO A CORRUPÇÃO, independente de partidos ou “nomes”.

Os cargos políticos que ai estão, independente de partidos, não devem esquecer que nos representam, representam ao povo.

E o povo está dizendo: BASTA DE CORRUPÇÃO!

O mesmo povo que votou e elegeu a vereadores, deputados, senadores, prefeitos e governadores, no dia 7 sairá as ruas para deixar claro: ESTAMOS CANSADOS:

Aqui um chamamento para que no dia 7 de setembro as manifestações sejam PACÍFICAS, DEMOCRÁTICAS, CIVILIZADAS E COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

Todos os que queiram, estão convidados e devem ser bem recebidos.

Ninguém é o “dono” dos movimentos, neles devem estar representadas a voz da cidadania, a voz de todos brasileiros que estão indignados e cansados de tantos e tantos casos de corrupção no país.



Dia 7/9:
Todos Contra a Corrupção

O dia 7 de setembro de 2011 promete ser o “princípio” de um grande luta nacional da cidadania contra a corrupção.

 São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro
, todo o Brasil está mobilizado.

Procure no Calendário a manifestação em sua cidade, participe distribuindo informação e convidando seus amigos e vizinhos sobre os diversos movimentos.

Também no dia 20 de setembro, a Cidadania se reunirá do Rio de Janeiro.

Para os que não podem participar das manifestações pelas ruas do Brasil, existe a possibilidade de enviar sua mensagem de indignação enviando um email a nossos representantes políticos.
Se a sua cidade está organizando alguma manifestação, escreva-nos.


Manifestações pacíficas


Temos que sair as ruas e tomar partido. Apoiar a todos aqueles que levantam a bandeira “verde e amarela” a favor da Ética.
Temos claro  a corrupção na política e nas instituições brasileiras e o desrespeito pelo que é “público” são os  principais responsáveis por boa parte de nossas misérias.

Uma ferida profunda que há anos se instalou em nosso país, uma atitude maligna e burra que nos enche de vergonha e nos leva ao fracasso.

Uma corrupção “que transformam” a pessoas em políticos. Políticos sem nenhuma vocação, munidos de interesses pessoais e egoístas que mancham a história de nosso país, ano após ano.

Manifestações: Últimos detalhes.

Dentro de 4 dias, manifestações contra a corrupção prometem ganhar as ruas em inúmeras cidades do Brasil. No total, foram confirmados 40 eventos em 15 estados e mais de 100 mil pessoas manifestaram intenção em participar.
A maioria dos movimentos, criados na internet, estão muito bem organizados: faixas preparadas, pontos de encontro, palavras de ordem,…Mas para alguns, surgem algumas dúvidas importantes nesta reta final.
Nossa manifestação é “legal”?
Bem aqui citamos a um especialista.

Na página web Jus Naviganti, o advogado  esclarece:

“A resposta encontra-se também na Constituição Federal, exatamente no inc. XVI do art 5º, que estabelece que todos podem reunir-se, daí o direito de reunião, desde que pacificamente e sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente e desde que não tenha outro evento para o mesmo local já organizado.”
(Trecho extraído de D’URSO, Luíz Flávio Borges. A manifestação pública,pancadaria e crimes. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 52, 1 nov. 2001.
Como notificar as autoridades?


Bem, prepare um memorando/carta citando o Nome do Movimento, local da manifestação e hora estimada do evento, a notificação deve ser entregue na AUTORIDADES LOCAIS antes do evento.
Aqui deixamos um modelo de comunicado para download.
O prazo mínimo de entrega do comunicado pode variar de Estado para estado. O melhor então é buscar informação junto a sua prefeitura.
Existem cidades onde estão previstas mais de uma manifestação e no mesmo lugar.

Bem, se um destes grupos já enviou o comunicado, basta.

O comunicado deve ser enviado para a Polícia Militar e Orgão regulador de trânsito da sua cidade.
Adilson Di, um dos organizadores do evento Caras Pintadas de Porto Alegre, colaborou neste post com valiosa informação e ainda nos sugeriu o link, para os que quiserem saber mais, da prefeitura de Porto Alegre.
(Valeu Adilson!!)

+ informações sobre organização de eventos.

0 comentários: